Ciência

Já pensou em dançar sua pesquisa? E em misturá-la com cerveja? Saiba mais na coluna de dezembro

Veja ainda reportagem que situa a UFU entre centros de excelência

Publicado em 30/12/2019 às 14:28 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:56

Ciência no bar

O Pint of Science anunciou as 183 cidades brasileiras que receberão o festival de ciência nos bares, nos dias 11, 12 e 13 de maio de 2020. Entre elas, estão três cidades com campus da Universidade Federal de Uberlândia (UFU): Uberlândia, Ituiutaba e Patos de Minas. Veja todos os municípios no mapa interativo acima.

UFU entre centros de excelência

Imagem: Reprodução do Estadão (clique nela para ler a matéria completa)

O jornal O Estado de São Paulo analisou os dados do Leiden Ranking 2019 para identificar quais são os centros de excelência em pesquisa no Brasil. A UFU aparece entre os melhores em três campos: Ciências Biomédicas e da Saúde, Matemática e Ciência da Computação e Ciências Sociais e Humanidades. Veja a reportagem completa no portal Estadão.

Prêmio de Editoras Universitárias

Aconteceu no final de novembro, em São Paulo, a cerimônia de entrega do prêmio da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu). Dentre as premiações, o livro "Suicídio: escutas do silêncio" recebeu o primeiro lugar na categoria Ciências Humanas. A obra foi organizada pela professora Fernanda Marquetti, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e contou com a contribuição do professor Nilson Berenchtein Netto, do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia. Veja outros ganhadores no site da Abeu.

Dance a sua tese

Veja o vídeo da brasileira Natália Oliveira, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que venceu o concurso em 2017 com o trabalho Desenvolvimento de biossensores para ciências forenses

Para quem segue carreira acadêmica, “e o doutorado?” é o novo “e os/as namorados/as?” das festas de família. Mas você pode variar sua forma de responder a esta pergunta. Por exemplo, dançando. Estão abertas, até 21 de janeiro de 2020, as inscrições para a 12ª edição do concurso “Dance Your PhD”, promovido pela revista científica Science. Para participar, grave um vídeo em que você explica sua tese de doutorado por meio da dança. O vencedor recebe um prêmio em dinheiro de mil dólares. Confira as regras em www.sciencemag.org/projects/dance-your-phd.

Jornalismo científico

Confira algumas reportagens sobre pesquisas científicas publicadas no Comunica UFU em dezembro:

Cientista da UFU publica na Nature artigo sobre mortalidade infantil

Metodologia do curso de Enfermagem Obstétrica ofertado na UFU é publicada em livro

UFU e Ministério Público do Trabalho vão mapear grupos de risco para câncer

Egressa da UFU é nomeada para programa global da Unesco

Laboratório da UFU identifica composto sintético capaz de inibir zika vírus

Por que a nossa vida depende da presença das abelhas?

Veja como funcionará a Rede de Laboratórios Multiusuários da UFU

Veja ainda as pesquisas da UFU que foram divulgadas em outros veículos de comunicação no último mês:

Exame

Indústria brasileira de cosméticos entra na era da nanotecnologia

Diário de Uberlândia

Pesquisa da UFU descobre composto contra o zika vírus

G1

Pesquisa da UFU compara preços de produtos típicos da Ceia de Natal em Uberlândia entre 2019 e 2018

Parceria entre MPT e UFU vai mapear grupos de risco para câncer em Patos de Minas

Diário do Comércio

UFU estuda aplicabilidade das terras raras

JM Online

Laboratório da UFU identifica composto sintético capaz de inibir zika vírus

Clube Notícia

Com apoio financeiro do MPT, UFU Patos de Minas vai mapear grupos de risco para câncer de mama e próstata

Alô Uberlândia

UFU e Ministério Público do Trabalho vão mapear grupos de risco para câncer

A “Coluna de Ciência” do Comunica UFU é publicada na última semana do mês. Envie sua sugestão de pauta: www.comunica.ufu.br/divulgacao.

Palavras-chave: coluna Ciência Divulgação Científica