Publicado em 27/05/2025 às 13:06 - Atualizado em 05/06/2025 às 09:55
Os pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Regional Sustentável (GPDRS), em parceria com o Laboratório de Inteligência Artificial Aplicada (LiA²), ampliou as atividades do Projeto de Sustentabilidade e Saúde, vinculado à Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia (Fagen/UFU), para o Hospital Veterinário (HV-UFU) e o Hospital Odontológico (HO-UFU).
Iniciado em 2023 no Hospital de Clínicas da UFU (HC-UFU), o projeto já apresenta resultados. A iniciativa foi premiada na 17ª edição do Seminário Hospitais Saudáveis (SHS-2024) e teve diversos trabalhos científicos apresentados em eventos da área. "Com o sucesso do projeto desenvolvido no Hospital de Clínicas da UFU em 2024, o nosso grupo de pesquisa percebeu a importância de ampliar o estudo para os outros Hospitais da instituição. Considerando o pioneirismo das ações do HV-UFU e HO-UFU, o desenvolvimento de uma gestão sustentável nos hospitais da UFU alinhado aos objetivos da Rede Mundial de Hospitais Saudáveis traria, além de benefícios para os usuários, profissionais e estudantes, tornaria a UFU pioneira nessas ações", afirma a professora Jaluza Borsatto, uma das coordenadoras do projeto.
Agora, com a expansão para novas unidades hospitalares, o projeto conta com uma equipe renovada, reunindo bolsistas de Iniciação Científica (IC) dos cursos de Medicina, Administração e Relações Internacionais, cada bolsista fica responsável por uma parte do projeto, aplicando os conhecimentos de cada área e os estudos feitos na IC. A coordenação e orientação é feita pelas professoras Jaluza Borsatto, Aracy Araújo e Miriam Takimura, da Faculdade de Gestão e Negócios (Fagen/UFU), com apoio das professoras Carla Marcolin (Fagen/UFU) e Fernando Caixeta (IFTM – Uberlândia), além de alunas de pós-graduação dos programas PPGAdm/UFU e PPGO/UFU.
A proposta busca compreender os impactos das mudanças climáticas na saúde humana, oral e animal sob a perspectiva da gestão hospitalar. Entre as principais ações, estão o mapeamento de práticas sustentáveis já aplicadas nas instituições, como a gestão de resíduos, uso racional de água e energia, promoção da mobilidade sustentável e a adoção de compras ecológicas, além disso, a Inteligência Artificial é utilizada para automatizar a coleta desses dados, a partir do desenvolvimento dos protocolos das ações para participação nos Desafios dos Hospitais Saudáveis.
Um dos resultados esperados é a elaboração do inventário de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) dos dois hospitais. A partir dele, será possível identificar as fontes de maior impacto ambiental e traçar estratégias para redução dessas emissões, o projeto teve início em 2023 e a sua entrega está prevista para aconteceu no final de 2025. A análise dessas ações alinhadas aos objetivos da Agenda Hospitais Verdes e Saudáveis fornecerá subsídios para o aprimoramento das práticas sustentáveis nos hospitais e para a disseminação de boas práticas no âmbito da saúde ambiental.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: Sustentabilidade e Saúde HV-UFU HO-UFU Hospitais Verdes e Saudáveis GPDRS LiA2
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS