Publicado em 22/11/2024 às 14:08 - Atualizado em 04/12/2024 às 08:35
O Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Regional Sustentável, da Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia (Fagen/UFU) em conjunto com o Laboratório de Inteligência Artificial Aplicada (LiA2), apresentaram o projeto “Sustentabilidade e Saúde” na 17ª edição do Seminário Hospitais Saudáveis – SHS 2024, evento nacional que ocorreu no final de outubro na capital do Rio de Janeiro. Durante o seminário, receberam o prêmio “Amigo do Meio Ambiente (PAMA)” pela elaboração do inventário de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). O programa é coordenado pela professora Jaluza Maria Lima Silva Borsatto e conta com a participação de professores da Fagen e do IFTM e de alunos dos cursos de Administração, Psicologia, Medicina e Sistema de Informação.
O projeto tem como propósito debater a respeito das mudanças climáticas e seu impacto na área da saúde e nas práticas sustentáveis seguidas nos hospitais a partir de uma abordagem operacional, humana e técnico-tecnológica em um hospital universitário. Por meio da coleta de dados, a pesquisa busca compreender a forma pela qual tais mudanças afetam profissionais da saúde em seu ambiente de trabalho. “Considerando o nosso papel de pesquisadores da área de gestão aqui na Fagen/UFU e o contexto de nossas pesquisas na área de sustentabilidade, enxergamos a possibilidade de trabalhar a temática de gestão pública sustentável na área de saúde utilizando o Hospital de Clínicas da UFU (HC/UFU) como objeto de estudo”, relata Borsatto.
Por meio do projeto, foi criado o inventário de emissões de Gases de Efeito Estufa, que tem como objetivo identificar as principais fontes de emissões na atuação das atividades institucionais e fornecer incentivos para a elaboração de estratégias de diminuição para essas emissões. O inventário desenvolvido foi adaptado para a realidade do HC-UFU com o intuito de criar uma metodologia para automatizar a coleta dos dados através do uso de Inteligência Artificial, facilitando a criação de medidas de sustentabilidade ambiental para a instituição.
Apesar dos hospitais terem como principal função auxiliar na saúde populacional, eles não são isentos da propagação de GEE. De acordo com Borsatto, inventariar as emissões promove benefícios ao hospital no combate à mudança do clima, fortalece a capacidade de resiliência e incentiva o engajamento do setor de saúde para uma economia de baixo carbono.
Criado em 2008, o Seminário Hospitais Saudáveis tem como foco mobilizar a comunidade hospitalar e os profissionais de saúde em relação a questões de saúde pública e ambiental voltadas para ações climáticas. Durante o evento, acontece o Prêmio Amigo do Meio Ambiente, promovido pela Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, que reconhece instituições de saúde que se destacam por iniciativas de proteção ao meio ambiente e de sustentabilidade no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2024, com mais de 180 iniciativas submetidas, apenas 15 receberam o prêmio, e uma delas foi o inventário de emissões de Gases de Efeito Estufa criado por integrantes da UFU.
“O prêmio é um reconhecimento da dedicação e do trabalho de todos os alunos e professores do grupo de pesquisa. O fato de termos uma equipe multidisciplinar com alunos de graduação e pós-graduação de diferentes cursos, juntamente com docentes da Fagen/UFU e do IFTM, demonstra a importância da interação de conhecimentos em prol da sustentabilidade”, finaliza a coordenadora do projeto.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: Reconhecimento Prêmio Evento desenvolvimento sustentável
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS