Publicado em 06/06/2025 às 11:06 - Atualizado em 09/06/2025 às 18:07
O Cortejo das Artes tem como objetivo transformar os espaços cotidianos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) em palcos de encontro, arte e celebração. Inspirado nos blocos de carnaval, nos desfiles das escolas de samba e nos cortejos de palhaços, o evento é construído e realizado durante a Semana de Recepção dos Ingressantes, promovendo a integração entre calouros e veteranos por meio de oficinas e da atuação dos núcleos artísticos no processo de criação.
Desde sua primeira edição, no semestre letivo 2023.1, o Cortejo surgiu com a proposta de acolher os novos estudantes e fomentar a convivência entre diferentes turmas dos cursos de artes. A iniciativa nasceu no curso de Teatro, com o cortejo “Encontro com as Estrelas”, e, a partir dessa experiência, cresceu o desejo de envolver também os demais estudantes do IARTE e da FAUeD — unidades que compõem a Atlética das Artes. Em agosto de 2024, no calendário acadêmico 2024.1, foi realizado o primeiro Cortejo das Artes, organizado pela Atlética das Artes em parceria com as Arlekings, Artilharia, Diretório Acadêmico de Artes Visuais, Diretório Acadêmico de Dança, Diretório Acadêmico de Música e Diretório Acadêmico de Teatro.
A segunda edição do Cortejo das Artes traz como tema central a Festa Junina e suas multiplicidades, dialogando com o universo regional e caipira, e valorizando a rica cultura popular brasileira. As oficinas são momentos de criação coletiva e preparação do cortejo, envolvendo atividades nas áreas de dança, teatro, música, artes visuais e visualidades da cena. A participação é aberta a toda a comunidade — tanto universitária quanto externa — a partir de 16 anos, sem necessidade de vínculo com a UFU. A programação é totalmente gratuita.
Datas das oficinas: 09 (segunda), 10 (terça), 11 (quarta) e 12 (quinta) de junhoHorário: das 9h às 12hLocal: Bloco 3M – Campus Santa Mônica (UFU)
O encerramento desta vivência artística será marcado pelo Cortejo das Artes, que acontecerá no dia 12 de junho (quinta-feira), às 19h. O cortejo percorrerá as ruas do Campus Santa Mônica, com concentração na Entrada Principal da UFU (Avenida João Naves de Ávila).
O evento é um convite aberto à participação ativa da comunidade acadêmica e externa — seja como artistas integrantes, seja como público — fortalecendo os laços institucionais e valorizando a arte como instrumento de acolhimento, expressão e transformação social.
Para mais informações, acesse: https://www.instagram.com/cortejoartes
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: Cortejo das artes Artes Oficinas
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS