Pular para o conteúdo principal
Espaço

Estudantes da UFU participam de Celebração dos Vencedores na Nasa

Os alunos foram os primeiros vencedores sul-americanos do prêmio Melhor Uso da Tecnologia do Nasa Space Apps Challenge 2024

Publicado em 11/06/2025 às 13:47 - Atualizado em 23/06/2025 às 08:41

O grupo teve auxílio da UFU e de apoiadores locais para a realização da viagem. (Foto: Arquivo pessoal)

 

O grupo formado pelos alunos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) que venceram uma competição da Nasa, como noticiou o portal Comunica UFU em janeiro, visitou, em 4 de junho, a sede da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa), no Goddard Space Flight Center, em Washington, nos Estados Unidos.

Participaram das atividades, na Nasa, os discentes Gabriel Ribeiro Filice Chayb, Larissa Borges de Mello, Ana Carolina Miziara Sabino de Oliveira Borges, Gustavo Antonio Teixeira da Matos, em conjunto com os egressos Gustavo Ferreira Tavares e Alailton José Alves Junior.

“Foi gratificante representar nossa cidade, o nosso país, no maior palco de ciência do planeta. Muitos cientistas da Nasa ficaram curiosos com a nossa cidade", comenta Chayb, graduando em Sistemas de Informação e representante do grupo. “Participamos de uma cerimônia solene, junto com outros representantes vencedores de todos os continentes do planeta”, acrescenta.

O grupo foi campeão do maior hackathon do mundo, o Nasa Space Apps Challenge 2024, uma maratona de inovação tecnológica anual com duração de 48 horas, que tem como objetivo criar soluções para desafios criados pela Nasa em busca de respostas para problemas existentes na Terra e no espaço. Por isso, tiveram a chance de conhecer alguns espaços e pesquisadores da Nasa e participar da Celebração dos Vencedores, cerimônia para parabenizar a conquista da equipe.

Os desafios do hackathon variam em tema e complexidade, e cada time é livre para escolher qual problema resolver. Entre os dez prêmios globais — Melhor Conceito de Missão, Mais Inspirador, Melhor Narrativa, Conexão Global, Melhor Uso da Ciência, Melhor Uso de Dados, Arte e Tecnologia, Impacto Local, Melhor Uso da Tecnologia e Impacto Galáctico —, o grupo escolheu enfrentar o único desafio avançado, e recebeu o prêmio  “Melhor Uso da Tecnologia”, tornando-se assim a primeira equipe a trazer um prêmio nessa categoria para a América do Sul.

O projeto desenvolvido por eles e ganhador do prêmio foi o 42 Quake Heroes, uma solução para aumentar a eficiência energética no envio para a Terra de sinais relacionados aos tremores que ocorrem em satélites naturais, como a Lua, e em outros planetas. O programa consegue observar de forma precisa os eventos sísmicos que acontecem em Marte e na Lua por meio de dados sobre a velocidade do solo.

Para Chayb, é uma honra levar o nome da UFU para a Nasa. Ele comenta que, durante a visita, teve a chance de conversar com vários cientistas e líderes das próximas missões e conhecer pontos marcantes, como o Telescópio Espacial Nancy Grace Roman. Além disso, foram homenageados na grande cerimônia de premiação, apresentada por diversos cientistas do Goddard Space Flight Center.

 

Equipe é liderada pelo estudante Gabriel Ribeiro Filice Chayb, de Sistemas de Informação
Equipe é liderada pelo estudante Gabriel Ribeiro Filice Chayb, de Sistemas de Informação. (Foto: Arquivo pessoal)
Celebração dos Vencedores aconteceu no Goddard Space Flight Center, em Washington, nos Estados Unidos (Foto: Arquivo pessoal)
Celebração dos Vencedores aconteceu no Goddard Space Flight Center, em Washington, nos Estados Unidos. (Foto: Arquivo pessoal)


Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia.

 

Palavras-chave: Nasa sistemas de informação Prêmio

A11y