Publicado em 05/06/2025 às 18:42 - Atualizado em 01/10/2025 às 14:25
Lucas, uma criança de 12 anos, é campeão de leitura em sua escola em Uberlândia. Um obstáculo se colocou contra seu interesse pelas letras: a condição de baixa visão. Foi a partir dessa demanda real que um grupo de professores e alunos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design da Universidade Federal de Uberlândia (FAUeD/UFU) desenvolveu um exclusivo Suporte para Leitura.
O equipamento, desenvolvido inicialmente para Lucas, tornou-se uma inovação registrada como desenho industrial e pode favorecer a inclusão, a ergonomia e a praticidade nos mais diversos ambientes de estudo. Diferenciando-se de produtos similares, o suporte da UFU é leve, fabricado em um único material, sem necessidade de acessórios ou embalagem e adaptável a múltiplos perfis de usuários.
O registro do produto, que agora pode ser adotado no mercado, em escolas e universidades, foi feito pela Agência Intelecto em nome do grupo de pesquisadores envolvidos no processo: Juliana Cardoso Braga, Ana Júlia Monteiro Pastore, Hítalo Doroteu Vieira de Sousa, Márcio Peres de Souza, Cleudmar Amaral de Araújo, Diego Augusto Costa Alves, Arthur Alves Fiocchi e Cristiane Alves de Paula.
A professora Juliana Cardoso Braga apresenta a inovação:
Qual é a principal área de aplicação dessa tecnologia?
A principal área de aplicação do Suporte para Leitura é a acessibilidade em ambientes educacionais e institucionais, com foco em pessoas com deficiência, especialmente com baixa visão. No entanto, trata-se de uma tecnologia universal, que beneficia também idosos e estudantes em geral. Pode ser amplamente utilizada em escolas, universidades, bibliotecas, centros de reabilitação e residências.
Além disso, é especialmente útil para pessoas que estudam por longos períodos, como candidatos a concursos públicos, vestibulares ou provas como o Enem, contribuindo para uma postura mais saudável e maior conforto durante a leitura intensiva.
Como foi o desenvolvimento da tecnologia? Quais foram os principais marcos alcançados durante esse processo?
O processo de desenvolvimento começou com a identificação de uma demanda concreta de
usuários com baixa visão. Foram realizados estudos de ergonomia, análise de necessidades e testes com usuários reais.
Podemos dizer que os principais marcos foram:
Quais problemas ou necessidades a tecnologia busca solucionar?
O suporte resolve dois conjuntos de problemas:
1. A necessidade de uma postura ergonômica que evite desconforto físico durante a leitura – especialmente para pessoas com deficiência visual e idosos;
2. A falta de soluções acessíveis e funcionais no mercado voltadas a quem estuda por longos períodos, como concursandos, vestibulandos, crianças ou estudantes universitários.
Com isso, o produto melhora a ambiência de estudo e reduz dores cervicais e fadiga ocular, promovendo o bem-estar durante o aprendizado.
Qual o aspecto inovador na abordagem adotada por esta tecnologia em comparação com as soluções convencionais?
Este suporte para leitura apresenta uma série de diferenciais que o tornam inovador em relação a produtos convencionais de apoio para leitura e escrita. Sua abordagem é centrada na inclusão, na ergonomia e, sobretudo, na funcionalidade e praticidade do dia a dia.
Entre os aspectos mais relevantes, destacam-se:
Um diferencial tecnológico importante é o uso da manufatura aditiva (impressão 3D), que, além de possibilitar a produção sob demanda e de baixo custo, permite:
Como a tecnologia pode impactar o mercado?
O impacto esperado envolve:
Como tecnologia social, tem potencial para ser licenciado ou adotado em escala por meio de parcerias com governos e instituições.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: Série Inovação inovação Agência Intelecto FAUeD Suporte para leitura
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS