Pular para o conteúdo principal
Premiação

UFU conquista título inédito na XII Maratona Mineira de Programação da SBC

Curso de Computação foi o maior vencedor do estado de Minas Gerais

Publicado em 04/06/2025 às 16:12 - Atualizado em 16/06/2025 às 16:29

Alunos da UFU fizeram história na competição com resultados e representatividade. (Foto: reprodução/SBC)

 

Estudantes da Faculdade de Computação da Universidade Federal de Uberlândia (Facom/UFU) conquistaram medalhas de ouro e bronze na XII Maratona Mineira de Programação da SBC, realizada nos dias 30 e 31 de maio, na cidade de Ubá (MG). A competição foi sediada no Centro Universitário Governador Ozanam Coelho (Unifagoc) e contou com a presença dos 180 melhores programadores universitários das instituições de ensino superior de todo estado.

A Faculdade de Computação da UFU conquistou 3 das 5 medalhas de ouro da competição. A Facom foi representada por 3 times, sendo eles: “Inimigos do Tata”, formado pelos discentes Carlos Cabral de Menezes Filho, Guilherme Cabral de Menezes e Victor Sisterolli Neto; “Amigos do Tata”, formado pelos estudantes Felipe Fernandes Teixeira, Leandro Elias Fontes Carrijo e Luís Augusto Queiroz, e as “Tatazinhas”, formado pelas alunas Isabela Cunha Silva, Kamily Cristina de Oliveira Gomes e Maria Rita Vieira Souza. As Tatazinhas também fizeram história ao se tornarem o primeiro time 100% feminino da competição a ser medalhista no ranking geral, além de serem as campeãs estaduais, sendo este um título inédito para toda a região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

Para Leandro Elias Fontes Carrijo, da equipe campeã “Inimigos do Tata”, a conquista foi marcante. “Foi muito especial levar o ouro pra casa, ainda mais com a dobradinha da UFU no pódio”, afirmou. Segundo Leandro, o feito foi apenas o começo. “Temos potencial para colocar a UFU no cenário mundial em pouco tempo”, completou.

A conquista do time “Tatazinhas” também marcou um avanço importante na representatividade feminina na competição. Para Kamily Cristina de Oliveira Gomes, a experiência foi inesquecível: “Fizemos história. Foi a primeira vez, em 12 anos de competição, que meninas subiram ao pódio no ranking geral.” A estudante destaca a importância do trabalho em equipe e o impacto da conquista: “Voltei do evento não apenas com medalhas, mas com mais confiança, novas amizades e vontade de continuar crescendo na programação competitiva.” Já Isabela Cunha Silva ressaltou a força coletiva e o crescimento da presença feminina no evento: “Foi muito legal ver que o ambiente não tinha só homens. A gente percebe que o número de meninas está aumentando, e isso mostra que a UFU tem potencial para conquistar ainda mais, não só na categoria feminina, mas no ranking geral.”

No ranking Café com Leite (CCL), quando os participantes não competem oficialmente, a UFU foi representada por outras três equipes, “Amigos dos amigos do Tata” (Flávio Luciano da Silva Santos Filho e Leandro Silva Pina De Campos) , “Tata com Leite” (Gabriel Pacheco Silva, Luis Felipe Eik Borges e Marcelo Henrique Viana Santos) e “Inimigos dos inimigos do Tata” (Erick da Silva Marques, Pedro Henrique Nunes de Barros Camargo e Rhuan Leonardo Baffero Marques). Caso estivessem competindo oficialmente, a equipe “Amigos dos amigos do Tata” teria conquistado medalha de prata e a equipe “Tata com Leite” ficaria com a medalha de bronze.

A UFU mantém forte tradição na Maratona Mineira de Programação da SBC, participando ativamente desde 2012,  ano da primeira edição do evento. Com as novas conquistas, a UFU soma doze anos consecutivos entre as medalhistas da competição, evidenciando a qualidade de ensino e o incentivo à qualificação técnica e científica dos estudantes da área de computação. A conquista reflete o fortalecimento do projeto da universidade voltado ao treinamento competitivo em programação. O desafio agora é a etapa nacional. 

As equipes da UFU receberam apoio dos docentes João Henrique de Souza Pereira, Giullia Rodrigues de Menezes, Luiz Cláudio Theodoro, Rafael Dias Araújo e Felipe Alves da Louza, da direção da Facom/UFU e da empresa de Inteligência Artificial Neospace. 

 

O que é a Maratona Mineira de Programação da SBC?

A Maratona Mineira de Programação da SBC é uma competição entre estudantes de universidades de Minas Gerais, que desafia equipes de três integrantes a resolverem problemas de lógica e algoritmos em cinco horas, usando apenas um computador. O objetivo é estimular o raciocínio algorítmico, o trabalho em equipe e a tomada de decisão sob pressão. A competição é itinerante, realizada a cada ano em uma cidade diferente, e serve como preparação para desafios nacionais e internacionais. No ranking geral, as equipes da 1ª, 2ª, 3ª e 4ª posição são premiadas com medalha de ouro; as equipes da 5ª, 6ª, 7ª e 8ª posição são premiadas com medalha de prata e, as equipes da 9ª, 10ª, 11ª e 12ª posição são premiadas com medalha de bronze.

Resultados da UFU:

  • Time "Inimigos do Tata": 2º lugar no ranking geral - Medalha de Ouro;
  • Time "Amigos do Tata": 3º lugar no ranking geral - Medalha de Ouro;
  • Time "Tatazinhas": 1º lugar no ranking feminino - Medalha de Ouro e 10º lugar no ranking geral - Medalha de Bronze.

 

Confira algumas fotos da participação da UFU na XII Maratona Mineira de Programação da SBC:

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

Palavras-chave: Ciência da Computação Maratona conquista

A11y