Pular para o conteúdo principal
Startups

Fapemig lança edital para startups de tecnologia avançada

Cada proposta pode receber apoio de até R$ 2 milhões; há possibilidades de parcerias com a UFU. Prazo para submissões vai até 2/9

Publicado em 15/07/2025 às 10:53 - Atualizado em 22/08/2025 às 09:54

Arte: Maria Medeiros

 

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) abriu um novo edital para startups deep tech mineiras. As propostas deverão ser enviadas até o dia 2 de setembro com o valor máximo de R$ 2 milhões. O objetivo do edital é inserir e fornecer tração comercial a empresas de tecnologia avançada no mercado. 

Para se inscrever no programa é necessário ser uma empresa com sede em Minas Gerais, ter Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) mineiro e Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) compatível com o projeto. O modelo de CNPJ deve ser de pessoa jurídica de direito privado com fins lucrativos e um dos sócios do programa deve ter titulação mínima de mestre ou estar matriculado em programa de pós-graduação stricto sensu.

As startups que desejam participar do edital devem apresentar uma inovação baseada em avanços científicos e tecnológicos de fronteira, com alto potencial de impacto. Também devem possuir cadastro junto à Fapemig e ao Sistema Mineiro de Inovação (Simi).

Há possibilidade de parceria com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) em alguns quesitos como:

  • Contratação de serviços ofertados por ambientes promotores de inovação (como mentorias, consultorias, programas de aceleração);
  • Uso de laboratórios e infraestrutura compartilhada;
  • Serviços técnicos especializados de unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii);
  • Aluguel de espaços em parques tecnológicos, incubadoras ou estruturas equivalentes.

Todas as contratações deverão estar devidamente justificadas na proposta e devem respeitar o regulamento de compras do Manual da Fapemig. O edital de número 11/2025 contém mais informações relacionadas à inscrição, regras, benefícios e outras dúvidas.

 

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU. 

 

Palavras-chave: Fapemig TecnoUFU Startups Deep Tech

A11y