Inovação

Primeiras empresas do TecnoUFU recebem contrato

Documento vai oficializar parceria de instituições com parque tecnológico da universidade

Publicado em 12/08/2024 às 12:23 - Atualizado em 13/08/2024 às 14:50

A entrega dos contratos aos representantes das empresas (com pastas nas mãos) foi realizada na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. (Foto: acervo TecnoUFU)

Aimirim, Astra e Sister são as três primeiras empresas a se associarem ao Parque Tecnológico da Universidade Federal de Uberlândia, o TecnoUFU. A cerimônia de entrega dos contratos aos representantes das instituições foi realizada no último dia 7 de agosto, na sala de reuniões da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da universidade (Propp/UFU).

O parque tecnológico – órgão da UFU vinculado à Diretoria de Inovação e Transferência de Tecnologia da Propp – está sendo instalado no Campus Glória, em Uberlândia. Tendo como origem o Centro de Incubação de Atividades Empreendedoras da UFU (Ciaem), ele visa ser um ambiente de referência local, regional e global na criação de competências e soluções inovadoras de impactos tecnológico, econômico e social.

O objetivo é promover a ciência, a tecnologia, a inovação e o empreendedorismo, por meio da articulação entre academia, empresa, governo e sociedade, visando ao desenvolvimento sustentável e bem-estar social.

Durante a cerimônia, o reitor da UFU, Valder Steffen Júnior, reforçou a importância da parceria entre a universidade e o setor produtivo, destacando que o TecnoUFU é “um grande passo” na busca pelo desenvolvimento de novas tecnologias e produtos, assim como ocorre em outras universidades ao redor do mundo.

O diretor executivo da Fundação de Apoio Universitário (FAU), Rafael Visibelli Justino, reforçou a parceria e o apoio entre TecnoUFU e FAU na conquista dos objetivos de promover inovação e desenvolvimento tecnológico com uma gestão financeira eficiente. A fundação tem papel importante no desenvolvimento do parque tecnológico. É ela que viabiliza serviços como compras, pagamentos, importações e contratações, por exemplo.

Além do reitor, do diretor executivo da FAU e de representantes das empresas, participaram do evento o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Thiago Paluma, e integrantes da equipe do TecnoUFU.

As empresas

Os contratos que foram entregues na cerimônia regulamentam a associação ao parque, estabelecendo as entregas e obrigações que as empresas devem ter com o parque e as do TecnoUFU em relação a elas.

A Astra é uma empresa de automação e robótica, atualmente focada em desenvolver soluções de automação para o segmento do tiro esportivo. Fundada no fim de 2020, contabiliza mais de 80 clientes distribuídos em 18 estados do território nacional. Seu produto principal é o sistema de disparo de máquinas lançadoras de prato por meio de comando de voz, conhecido como Phonopull. Provisoriamente ela ficará alocada no Ciaem.

A Sister é uma plataforma online de gestão do transporte escolar e que utiliza inteligência artificial. Seu objetivo é fornecer dados mais confiáveis e precisos quanto a quilômetros rodados, custos e alunos transportados nas rotas do Programa Municipal do Transporte Escolar.

A Aimirim é uma startup fundada por pesquisadores da UFU. Ela começou a atuar no mercado industrial em 2016. Possui ​uma plataforma completa com produtos para a transformação digital industrial, como automação avançada, analytics avançado e sensores inteligentes. Tanto a Sister quanto a Aimirim atuarão na modalidade associação virtual.

Palavras-chave: Ciência Divulgação Científica TecnoUFU inovação empreendedorismo Parque Tecnológico