Pular para o conteúdo principal
Parceria

Cinco novas empresas se associam ao Parque Tecnológico da UFU

Iniciativa busca conectar ciência e mercado para impulsionar desenvolvimento regional

Publicado em 09/02/2026 às 12:04 - Atualizado em 09/02/2026 às 12:16

Empresas atuam em diversos setores, desde o agronegócio até a biotecnologia e engenharia (Foto: Túlio Daniel)

O Parque Tecnológico da Universidade Federal de Uberlândia (TecnoUFU) oficializou, na última sexta-feira (6), a chegada de um novo grupo de empresas ao seu ecossistema de inovação. A reunião de boas-vindas marcou o início da parceria e integração das organizações com a universidade e sociedade.

Passam a integrar oficialmente o portfólio do TecnoUFU as empresas Biofy, CGWorks, Geração TI, Sapiens Agro e Start Química, que se juntam a outros casos de sucesso, como a Aimirim, empresa fruto do Centro de Incubação de Atividades Empreendedoras (Ciaem/UFU).

O TecnoUFU atua como um ambiente estratégico de desenvolvimento tecnológico, econômico e social. Seu objetivo central é conectar ciência e empreendedorismo, promovendo a competitividade por meio da inovação em produtos e processos.

Para a gestão superior da universidade, o movimento reforça o compromisso da instituição com o desenvolvimento externo. "O Parque Tecnológico atua como um grande catalisador, mas esse é um processo complexo. Para que a inovação saia do papel e chegue efetivamente à sociedade, transformando realidades, é indispensável a colaboração articulada entre pesquisadores e empresas", afirma o reitor da UFU, Carlos Henrique de Carvalho.

Já o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFU, Thiago Paluma, ressalta a importância social das novas parcerias. Segundo ele, a chegada dessas empresas simboliza um fortalecimento da economia baseada no conhecimento, permitindo que a tecnologia desenvolvida ou apoiada pela UFU gere impacto direto na vida das pessoas.

Ao ingressarem no TecnoUFU, as novas associadas passam a ter acesso a uma infraestrutura robusta, que inclui o uso de salas e laboratórios, além de serviços da Agência Intelecto para gestão de propriedade intelectual e transferência de tecnologia. O parque também oferece suporte na captação de recursos para inovação e facilita a conexão com mão de obra altamente qualificada da universidade. 

 

Os novos associados

 

Reunião de boas-vindas
Associadas passam a ter acesso a uma infraestrutura robusta do Parque Tecnológico (Foto: Túlio Daniel)

As empresas recém-chegadas atuam em diversos setores, desde o agronegócio até a biotecnologia e engenharia. Conheça os perfis:

  • CGWorks: Com foco em autoridade técnica e eficiência operacional, a empresa é referência nos setores imobiliário, de arquitetura e engenharia. Entrega soluções integradas em CAD, GIS e BIM, utilizando tecnologia de ponta para impulsionar a competitividade e reduzir custos operacionais dos clientes.
  • Geração TI: Especialista em serviços profissionais de Tecnologia da Informação, a empresa foca na agilidade e desoneração do cliente. Realiza a gestão completa de talentos humanos, da contratação à folha de pagamento, unindo excelência técnica a um rigoroso fit cultural, permitindo que as contratantes foquem no seu core business.
  • Sapiens Agro: Voltada para a inovação e inteligência estratégica, a startup impulsiona o agronegócio com insights orientados a dados. Combina consultoria e capacitação com soluções de IA para previsões logísticas e cotações, transformando dados complexos em decisões lucrativas para o produtor rural.
  • Biofy: A empresa redefine o diagnóstico crítico aliando Inteligência Artificial e análise genômica. Por meio do ecossistema Abby, foca na urgência e precisão, identificando infecções e resistências em apenas quatro horas, o que é decisivo para a eficácia do tratamento clínico.
  • Start Química: Com foco na abrangência de mercado e qualidade, oferece um portfólio robusto de higienização que atende desde a indústria pesada e hospitalar até o consumo residencial. A empresa pauta sua atuação na inovação e no rigor produtivo, utilizando matérias-primas de alta performance.

Acompanhe as novidades do Parque Tecnológico da UFU por meio do site e do perfil no Instagram.

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: inovação Parceria Parque Tecnológico TecnoUFU Propp

A11y