Pular para o conteúdo principal
INOVAÇÃO

UFU e Biofy firmam parceria para uso de Inteligência Artificial na gestão institucional

Acordo de licenciamento permitirá a implementação experimental de ferramenta inovadora para agilizar acesso a informações e apoiar tomada de decisões na universidade

Publicado em 02/02/2026 às 11:31 - Atualizado em 02/02/2026 às 11:41

Biofy integrará ainda o Parque Tecnológico da UFU, estreitando ainda mais a parceria entre as instituições (Foto: Túlio Daniel)

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) deu mais um passo em direção à inovação tecnológica na gestão acadêmica. Na tarde da última sexta-feira (30/1), a instituição formalizou a assinatura de um contrato de licenciamento de tecnologia com a startup Biofy. A parceria tem como objetivo implementar, em caráter experimental, uma solução de Inteligência Artificial (IA) no ambiente institucional da UFU.

A assinatura da parceria contou com a presença do reitor da UFU, Carlos Henrique de Carvalho; da vice-reitora, Catarina Machado Azeredo; da diretora de Inovação e Transferência de Tecnologia da UFU, Luciana Carvalho; do diretor geral do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC/UFU), Mauricio Cunha Escarpinati; do diretor de Sistemas e Websites do CTIC/UFU, Rafael Dias Araújo; do docente da Faculdade de Engenharia Elétrica (Feelt/UFU), Alexandre Cardoso; e do CEO da Biofy, Paulo Perez.

 

Como funcionará a tecnologia

A ferramenta licenciada utiliza uma tecnologia conhecida como RAG (Retrieval Augmented Generation ou Geração Aumentada de Recuperação). Na prática, diferentemente de IAs genéricas, essa solução busca informações dentro de uma base de dados confiável e específica para gerar respostas precisas, neste caso, os dados institucionais da UFU.

O objetivo principal é facilitar o acesso às informações da universidade e apoiar a tomada de decisões na rotina acadêmica. De acordo com o contrato, o uso será estritamente institucional, não comercial e voltado para fins experimentais, garantindo que a tecnologia seja validada e aprimorada dentro de um contexto real de uso.

A parceria prevê um cronograma de trabalho de três anos. O projeto será dividido em etapas que vão desde a formalização e transferência inicial, passando por uma fase piloto de validação, até a expansão dos módulos da ferramenta. É importante destacar que todo o processo seguirá as leis de proteção de dados (LGPD), utilizando apenas dados institucionais não identificáveis.

Reitor da UFU assinando o contrato de parceria
Parceria com a UFU poderá beneficiar outras universidades futuramente (Foto: Túlio Daniel)

Para o reitor da UFU, o acordo simboliza uma visão moderna de gestão universitária. “Essa parceria implica em diversas possibilidades. Você não pode discutir o futuro da universidade por apenas um viés. Você discute pela dimensão que ela tem e por meio de parcerias estratégicas, onde ambos os lados vão se beneficiar, principalmente ao se tratar de Inteligência Artificial”, afirma.

Já a diretora de Inovação e Transferência de Tecnologia ressaltou o papel da universidade em abrir portas para o mercado. “Ficamos muito felizes, porque nosso objetivo é proporcionar essa relação institucional com o mercado, um relacionamento que é muito importante. A partir dessa nossa parceria, teremos uma base legal para que a Biofy possa levar essa solução a outras universidades também”, explica Carvalho.

A startup responsável pela tecnologia integrará neste ano o Parque Tecnológico da universidade (Tecno/UFU), estreitando ainda mais os laços com o ambiente acadêmico. Paulo Perez, cofundador e CEO da Biofy, reforçou o compromisso da empresa com o retorno social e científico. “Nós da Biofy, enquanto empresa, temos um compromisso com a universidade, porque ela gera conhecimento, que é muito importante para a sociedade e para nós. Então a gente tem compromisso em fazer parte dessa rede, porque acredito que juntos podemos fazer muito mais. Essa é só uma semente que ainda gerará bons frutos”, finaliza Perez.

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: inovação Parceria inteligência artificial ia Propp CTIC Biofy

A11y