Inteligência Artificial na Educação: desafios, políticas e implementações

Evento da UFU, em parceria com UFTM e IFTM, aborda a temática com pesquisadores de diferentes instituições

Publicado em 03/09/2024 às 12:08 - Atualizado em 06/09/2024 às 12:58

Representantes das três Instituições Federais de Ensino Superior do Triângulo Mineiro estiveram presentes: Barbosa, Steffen Junior, Ponciano e Paluma. (Foto: Milton Santos)

Nesta segunda-feira (2), aconteceu na Sala dos Conselhos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), o Seminário de Educação e Inteligência Artificial. A parceria entre a UFU, o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) e a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) buscou abordar a temática da Inteligência Artificial (IA) sob a ótica da Educação, com a presença de professores e pesquisadores de diversas universidades e organizações.

A iniciativa teve participação do Grupo de Realidade Virtual e Aumentada (GRVA), coordenado por Alexandre Cardoso, professor da Faculdade de Engenharia Elétrica (Feelt/UFU). Estiveram presentes na mesa de abertura Valder Steffen Junior, reitor da UFU; Marcelo Ponciano, reitor do IFTM; Marinalva Vieira Barbosa, reitora da UFTM; e Thiago Paluma, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFU.

As discussões abordaram desde os desafios, políticas e considerações éticas na implementação da IA na Educação, até os panoramas e ferramentas já existentes.  “Pensamos que esse [evento] é um pontapé inicial para que a discussão possa se aprofundar nas três instituições aqui representadas. É muito importante termos uma mesorregião, como a do Triângulo Mineiro, com três instituições fortes como temos, criando iniciativas assim”, destacou Paluma ao falar da implementação de políticas públicas voltadas à IA e à Educação, e do papel das Instituições Federais de Ensino Superior nesse debate.

Público assistindo ao seminário
Foram realizadas quatro mesas de debate sobre a temática. (Foto: Milton Santos)

Ponciano e Steffen Junior também apontaram a importância da união das três instituições para um protagonismo dos trabalhos envolvendo IA na região. O debate também trouxe pesquisadores de outras instituições que colaboraram com suas visões sobre o tema, como Alexandre Siqueira, da Universidade da Flórida (Estados Unidos), e Mariah Ferreira, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Barbosa ainda abordou o chamado para que o Brasil entre de vez como propositor de tecnologias relacionadas à IA, e o grupo relembrou a atuação da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) no Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA). O seminário foi transmitido ao vivo e está disponível no canal do GRVA no YouTube.