Publicado em 11/07/2025 às 11:54 - Atualizado em 17/07/2025 às 14:53
O xadrez, esporte conhecido por estimular o raciocínio lógico e a concentração, vem ganhando cada vez mais espaço no ambiente universitário. No último sábado, 5 de julho, a Liga de Xadrez Universitária da Universidade Federal de Uberlândia (LXUFU/UFU) realizou o Torneio de Xadrez “Volta às Aulas”, que reuniu estudantes de toda a comunidade acadêmica em torno do tabuleiro e das estratégias.
A competição foi disputada nas categorias Sub-15, Sub-17 e Absoluto (18 anos ou mais), com ritmo de jogo de 15 minutos, seguindo o sistema suíço – formato de competição em que os jogadores não são eliminados e enfrentam adversários com pontuação semelhante a cada rodada –, em seis rodadas. Todos os participantes acumularam pontos para o rating da Liga (sistema de pontuação utilizado no xadrez) e receberam, de forma simbólica, o título honorário: “Você provavelmente não é uma capivara”. Os torneios são promovidos semestralmente, com datas que podem variar conforme o calendário de eventos da universidade.
Na UFU, o xadrez tem conquistado cada vez mais espaço entre os estudantes. A LXUFU desempenha papel fundamental nesse cenário, promovendo torneios, encontros e ações de incentivo ao esporte no ambiente acadêmico.
Marcos Vinícius Nunes Cardoso, psicólogo formado pela UFU e atual vice-presidente geral da Liga, além de diretor de eventos, é um dos responsáveis por essa mobilização. “Existem várias pesquisas que apontam que estudantes que praticam esse esporte apresentam uma melhora no desempenho acadêmico, principalmente em habilidades relacionadas à tomada de decisão e ao raciocínio lógico. No meu caso, percebo como o xadrez me ajudou a desenvolver uma habilidade investigativa: entender as intenções do meu oponente no jogo e estabelecer conexões lógicas nas situações que enfrento, tanto na vida acadêmica quanto profissional”, afirma.
Cardoso começou a se interessar pelo xadrez no fim de 2020, motivado pela série “O Gambito da Rainha”. Desde então, o esporte se tornou parte central de sua trajetória. Além disso, compartilha uma experiência pessoal: "O xadrez me ajudou a trabalhar a ansiedade, o raciocínio lógico, a tomada de decisões e a lidar com a frustração, habilidades fundamentais para todos os estudantes.". Ele também destaca o valor das relações sociais construídas por meio da prática: "Fiz grandes amizades por meio do xadrez, e isso é extremamente valioso", relata.
A Liga tem se consolidado como espaço de integração e troca entre estudantes de diferentes cursos, fortalecendo a convivência no ambiente universitário. Na visão do vice-presidente da LXUFU, o xadrez contribui diretamente para o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos estudantes. Ele ressalta que existem pesquisas que comprovam os benefícios da prática para o raciocínio lógico e a tomada de decisões.
Aos estudantes que têm curiosidade, mas ainda não se aproximaram do esporte, o recado de Marcos é direto: "O que você está esperando?! Eu mesmo pensei que seria algo complicado no início, mas não é difícil de aprender [...]. A Liga está de portas abertas para qualquer um que queira aprender a jogar!", finaliza. As reuniões da Liga acontecem às sextas-feiras, a partir das 16h no Bloco 5O-B, no Campus Santa Mônica. A divulgação das atividades é feita por meio de um grupo no WhatsApp aberto ao público geral, incluindo não estudantes da UFU. Para saber mais sobre o projeto, entre em contato pelo e-mail (circuitoufudexadrez@gmail.com).
No meio acadêmico, o esporte segue em expansão. "O segmento do ensino escolar e universitário é muito importante para os esportes, pois ajuda na disseminação e continuidade da carreira dos desportistas, além de promover benefícios para todas as entidades promotoras e parceiras envolvidas no processo, em especial pela iniciação e canalização de enxadristas para a prática e participação dos eventos e das competições oficiais da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX)", analisa o presidente da CBX, Igor Macedo.
O xadrez proporciona inúmeros benefícios para a saúde física e mental, contribuindo para o desenvolvimento do autocontrole psicofísico e estimulando diversas capacidades cognitivas. A prática favorece o pensamento abrangente e profundo, permitindo avaliações rápidas e eficazes, além de incentivar a criatividade, a imaginação e a autonomia na tomada de decisões. O jogo também fortalece o raciocínio lógico, a fluência de pensamento e a autoconsciência, sendo reconhecido como uma atividade que alia lazer, estratégia e desenvolvimento intelectual.
Segundo estudo publicado na revista Sinéctica, periódico científico editado pelo Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Occidente (ITESO), no México, voltado à pesquisa e inovação em Educação, estudantes que praticam xadrez apontam que estudantes que praticam xadrez apresentam desempenho superior em testes de inteligência, memória e raciocínio lógico, em comparação com aqueles que não jogam. A prática regular do jogo está associada a ganhos significativos nas habilidades cognitivas, independentemente do desempenho escolar prévio dos alunos, o que sugere que o xadrez pode contribuir diretamente para o desenvolvimento intelectual.
O incentivo ao xadrez também se estende à educação básica. O Instituto de Matemática da UFU (IME/UFU) desenvolve um projeto educacional inovador, que alia o ensino do xadrez à pedagogia matemática. A iniciativa promove o jogo como ferramenta de apoio ao aprendizado em escolas, aproximando o raciocínio lógico e a prática esportiva do cotidiano dos estudantes.
Mais informações estão disponíveis no site oficial do projeto. O contato pode ser feito por meio do perfil no Instagram ou via e-mail (lxufu.contato@gmail.com).
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Palavras-chave: xadrez Esporte inclusão
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