Pular para o conteúdo principal
Esporte

Circuito de Xadrez da UFU iniciou sua primeira etapa de 2025

Competição contou com alta procura de diversas cidades e termina em 15 de novembro

Publicado em 31/10/2025 às 15:50 - Atualizado em 05/11/2025 às 10:27

Campeonato é disputado no ritmo rápido, com 12 minutos e incremento de 3 segundos por lance para cada jogador (Foto: Freepik)

O Circuito UFU de Xadrez chega a sua sétima edição em 2025. Esta é apenas uma das atividades desenvolvidas pelo projeto de extensão “O jogo de Xadrez e o Ensino da Matemática”, do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Neste ano, o evento foi dividido em duas etapas, uma em Uberlândia, no dia 19 de outubro, e outra em Monte Carmelo, no dia 15 de novembro.

O projeto atual é uma sequência de outros, que começaram a promover o circuito desde 2017. Anteriormente, a atuação se consolidava apenas em Monte Carmelo, com aulas para escolas públicas e o nome da competição era “Torneio de Xadrez do Campus Monte Carmelo”. Mesmo com a expansão para Uberlândia e mudança de nome, a motivação continuou sendo de desenvolver o raciocínio lógico, a concentração, a motivação nos estudos e promover a socialização.

A competição, realizada anualmente, era uma forma de conclusão dos cursos oferecidos aos estudantes. Atualmente, é uma das ações feitas pelo grupo e conta pontuação para rankings a nível nacional e internacional, através da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) e Fide (sigla francesa para Federação Internacional de Xadrez).

A partir do alcance a mais de uma cidade, o campeonato também expandiu seus horizontes, como explica o professor do IME e coordenador do projeto, Danilo Elias: “A partir de 2024, o projeto passou a ser desenvolvido em Uberlândia também. Assim, surgiu a ideia de fazer um Circuito de Xadrez como forma de incentivar os enxadristas destas cidades e da região a participarem dos dois torneios de Xadrez”.

Devido à divisão em duas etapas, o circuito teve uma pontuação para cada dia da disputa e o competidor que finalizasse a competição com mais pontos sairia campeão. Assim como em anos anteriores, o circuito é jogado no ritmo rápido e possui mais de uma categoria, sendo elas: Absoluto, Sub-18 e Sub-12. Esse formato permite a integração entre jogadores jovens e experientes, bem como a participação de todos em um torneio federado oficial.

A pontuação para o campeonato é feita com 1 ponto para vitórias, 0,5 para empates e 0 para derrotas. No final da etapa de Uberlândia, os dez primeiros foram: Leandro Melo, de Araguari; Fabiano Ribeiro, de Catalão; Jailson Barbosa, de Uberaba; Lesly Berrios (Mestre Fide Feminina - WFM), de Uberlândia; Juliano Pereira (Mestre Fide - FM), de Uberlândia; Francisco Costa, de Uberlândia; Renato Vasconcelos, de Monte Carmelo; Marcos Vinícius Cardoso, de Uberlândia; Gladston Lima, de Uberlândia; e Leonardo de Paula, de Catalão. Os resultados completos podem ser vistos no site Chess Results.

Elias também destaca o interesse crescente pelo projeto e os próximos passos para o Circuito: “Ao longo dos anos o número de participantes nos torneios tem sido cada vez maior, com a idade dos competidores costumando variar entre 10 e 60 anos. Já existe uma previsão para o circuito ser realizado em 2026 novamente e a realização de mais etapas”.

 

Cursos e encontros

Dentro da UFU, o projeto possui ações como a Liga de Xadrez da UFU, que realiza encontros semanais para praticar o esporte e não é preciso ser aluno da universidade, já que a Liga é aberta a qualquer interessado. A participação é gratuita e não é necessário se inscrever ou saber jogar xadrez para frequentar reuniões. Além disso, são feitos torneios presenciais e on-line de tempos em tempos.

Fora da universidade, são realizados cursos nas duas cidades em que o Circuito atua. Em Monte Carmelo é ofertado no campus da UFU, nas Escolas Estaduais Professor Vicente Lopes Perez e Gregoriano Canedo, no Centro Educacional Rei Leão e na Associação dos Deficientes de Monte Carmelo (ADEMC). Já em Uberlândia, o curso é ofertado no campus Santa Mônica e na Escola Estadual Parque São Jorge. No total, os alunos somam mais de 300 crianças e adolescentes.

As inscrições para a edição de 2025 do Circuito UFU de Xadrez estão abertas e podem ser acessadas pelo link. Para mais informações sobre a competição, a Liga de Xadrez, os cursos e a atuação do projeto, basta acessar o site do grupo. Leia também: Torneio de Xadrez movimenta o esporte na UFU.



Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica.

Palavras-chave: xadrez ensino Torneio de xadrez Campus Monte Carmelo

A11y