Publicado em 01/08/2025 às 11:17 - Atualizado em 08/08/2025 às 15:02
Como transformar conhecimento teórico em soluções para desafios do mundo real? De que forma a Matemática pode ultrapassar os limites da sala de aula e impactar decisões no ambiente empresarial? É possível desenvolver raciocínio lógico, criatividade e habilidades interpessoais em uma única atividade acadêmica? Essas são algumas das perguntas que movem o I Workshop de Matemática da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), que acontece entre os dias 5 e 7 de agosto, no Campus Santa Mônica. Com uma programação diversa, o evento terá como destaque a Oficina REME – Explorando soluções empresariais com Matemática e Estatística, considerada a atividade central da iniciativa.
Prevista para ocorrer no Bloco 5R, a Oficina REME reunirá participantes dos cursos de graduação e pós-graduação em Matemática e Estatística em atividades que tem como proposta oferecer uma experiência prática e desafiadora para estudantes, propondo a resolução de problemas empresariais reais. A condução ficará a cargo de Rosana da Motta Jafelice e Josuel Kruppa Rogenski, que pretendem enfatizar o desenvolvimento de habilidades analíticas, colaborativas e de aplicação do conhecimento teórico em situações práticas, simulando o ambiente de consultoria empresarial.
Segundo Rosana Sueli da Motta Jafelice, professora titular do Instituto de Matemática e Estatística (IME/UFU) e coordenadora do Grupo REME (Remodelando sua Empresa com Matemática e Estatística), o desafio foi elaborado de forma a permitir múltiplas estratégias de solução. “Ele integra conceitos de matemática e estatística, permitindo diferentes abordagens e estimulando o pensamento crítico, o raciocínio lógico e a criatividade. Além disso, promove o desenvolvimento de habilidades em modelagem, análise quantitativa e comunicação científica”, detalha.
A proposta da oficina está alinhada aos princípios do Problem-Based Learning (PBL), metodologia que orienta a aprendizagem por meio da resolução de problemas abertos e contextualizados. “Essa abordagem estimula a aprendizagem ativa, o protagonismo dos participantes, o trabalho colaborativo e o desenvolvimento de habilidades como pensamento crítico, comunicação e autonomia na construção do conhecimento”, afirma Rosana.
Além das competências técnicas, a atividade busca fortalecer capacidades interpessoais, essenciais no ambiente profissional. “A proposta simula desafios reais do ambiente empresarial e promove a integração entre teoria e prática, com foco em soluções criativas e colaborativas. Espera-se que os estudantes se envolvam de fato com o desafio, discutam ideias, testem estratégias e construam soluções em equipe, com autonomia e senso de responsabilidade”, complementa a coordenadora, ao destacar que cada membro da dupla vencedora será premiado com um tablet.
A relevância da oficina também foi ressaltada por Alonso Sepúlveda Castellanos, coordenador do Doutorado em Matemática Multicêntrico de Minas Gerais (UFU) e coordenador do Workshop. Ele explica que o evento surgiu da necessidade de promover um ambiente colaborativo para os alunos da pós-graduação, que favoreça tanto o aprofundamento acadêmico quanto a aproximação com o mercado de trabalho.
“O conhecimento teórico e prático será destacado especialmente na Oficina REME, que conecta conceitos acadêmicos a desafios reais de empresas. Atualmente, não basta apenas dominar o conhecimento teórico; é fundamental saber aplicá-lo, especialmente na solução de problemas reais no contexto empresarial. Essa habilidade é um diferencial importante para os profissionais da matemática e de outras áreas do conhecimento”, avalia Castellanos.
A Oficina REME ocorrerá nos dias 5 e 7 de agosto, e está aberta à participação de duplas de estudantes da graduação ou pós-graduação em Matemática ou Estatística. Confira o cronograma:
Quer participar? Ainda dá tempo. As inscrições estão abertas até o dia 5 de agosto e podem ser feitas via internet.
Entre os inscritos, há uma expectativa positiva quanto ao formato adotado. Matheus Deodato Arruda, discente do mestrado do Programa de Pós-graduação em Matemática (PPGMAT/UFU), destaca que a proposta da oficina representa uma oportunidade de aplicar, na prática, os conhecimentos adquiridos na universidade. “Sinceramente, o principal motivo da minha participação foi porque acredito que será uma experiência divertida de se participar. O evento será uma excelente oportunidade de conhecer de perto o mercado de trabalho e observar como a teoria matemática pode ser aplicada na prática para resolver problemas reais”, analisa.
Matheus também considera que, embora a formação teórica oferecida pelo curso seja sólida, experiências como a Oficina REME são essenciais para o desenvolvimento de competências voltadas ao mercado. “A Matemática, em sua essência, tende a ser mais focada na teoria, muitas vezes deixando de lado a aplicação prática no mundo real. Seria interessante se a universidade nos proporcionasse mais experiências práticas como essa, envolvendo empresas ou até mesmo outros projetos externos”, avalia.
Para obter mais informações, entre em contato com a organização pela página oficial do Workshop.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: Matemática workshop oficina inovação mercado Oficina REME Matemática aplicada Resolução de problemas Formação Profissional
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS