Publicado em 01/08/2025 às 10:20 - Atualizado em 05/08/2025 às 15:04
A Liga de Imunologia da Universidade Federal de Uberlândia (LUI/UFU) promove o Simpósio LUI 2025, entre os dias 19 e 22 de agosto. O evento será realizado no formato on-line e terá como tema “A iniciação à docência: caminhos da formação científica”. A proposta é promover reflexões sobre as diferentes etapas da trajetória acadêmica, desde o início na pesquisa até os desafios enfrentados por quem deseja continuar uma carreira como pesquisador.
A temática, segundo a coordenadora de extensão da LUI, Shiraz Leite, surgiu das inquietações dos estudantes que desejam seguir o caminho da produção científica. “É um convite à reflexão sobre a pluralidade de trajetórias que formam os sujeitos da ciência, desde o primeiro contato com a pesquisa até a consolidação de uma vocação. Em um tempo em que os desafios da vida acadêmica podem parecer intransponíveis e os caminhos incertos, este simpósio propõe-se a ser um espaço seguro, sensível e transformador, onde experiências reais sejam compartilhadas com franqueza e humanidade”, explica Leite.
Diferente do simpósio anterior, a proposta da temática é mais ampla e vai além da imunologia. “Além de oferecer uma visão inspiradora sobre os caminhos da formação científica, o evento contará com uma mesa-redonda dedicada ao compartilhamento de experiências internacionais, criando um espaço de diálogo sobre os desafios e oportunidades da atuação global na ciência”, destaca a organizadora. As atividades do evento são abertas a toda a comunidade e as inscrições são realizadas por meio do formulário até 15/8.
Formada por estudantes dos cursos de graduação em biomedicina, biotecnologia, biologia, nutrição e medicina veterinária, e de pós-graduação, vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Imunologia e Parasitologia Aplicadas (PPGIPA), a LUI é um projeto de extensão da UFU que busca promover o conhecimento em imunologia dentro e fora da universidade. “[Somos] unidos por um interesse comum: a paixão pela imunologia, pelo ensino e pela construção de uma ciência mais acessível, transformadora e engajada socialmente”, afirma Shiraz Leite.
As atividades realizadas pela liga envolvem ações acadêmica e de extensão, como práticas educativas, revisões e discussão de artigos científicos, eventos acadêmicos e oficinas. “Como parte de nosso compromisso com a educação em saúde, desenvolvemos atividades em escolas de ensino infantil e fundamental, com foco na conscientização sobre a importância da vacinação, da higiene das mãos e da prevenção contra patógenos, contribuindo para a formação de uma comunidade mais informada e saudável”, descreve a coordenadora de extensão. O projeto “Imunologia nas Escolas” acontece durante todo o ano e é uma das principais ações da LUI.
A produção de conteúdo informativo de divulgação científica também está entre as práticas executadas pela liga. Nas publicações no Instagram e no Blog os membros da LUI buscam aproximar a imunologia do público.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: Liga de Imunologia simpósio formação científica LUI
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS