Publicado em 26/08/2025 às 09:44 - Atualizado em 11/09/2025 às 13:22
A universidade é um lugar de muito aprendizado. As oportunidades podem aparecer a toda hora. Uma delas é a preparação para o trabalho produtivo dos estudantes, esse é o objetivo geral dos estágios. Essas atividades são os atos educativos escolares supervisionados, desenvolvidos no ambiente de trabalho, como consta na Resolução nº 93 de 2023.
Não são todos os cursos dentro da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) que têm em suas grades o estágio obrigatório como disciplina, mas a maioria incentiva os estudantes a terem essa experiência antes do começo da carreira profissional.
De acordo com a Divisão de Formação de Discentes, da Pró-reitoria de Graduação (Difdi/Prograd), onde está incluído o Setor de Estágios, em 2025 mais de 5 mil estágios foram registrados.
A unidade tem um compromisso com os três eixos da universidade: pesquisa, ensino e extensão, desenvolvendo e acompanhando programas, projetos e ações voltadas para a formação de discentes dentro da UFU. O coordenador da Difdi, Pedro Franklin Cardoso, vê o estágio como uma importante ferramenta para formação dos discentes: “É uma prática muito rica, que complementa a formação do estudante. Não só do ponto de vista acadêmico, mas também do ponto de vista cidadão”, explica.
Internamente, estão registrados 383 estágios em quase todas as pró-reitorias da universidade atuando em diversos setores, desde a comunicação das instituições até atividades práticas que desenvolvem projetos de alcance regional e nacional. Além disso, a UFU recebeu neste ano mais de 150 alunos de outras instituições, como Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), Pontifícia Universidade Católica (PUC-MG), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade Anhanguera, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), ESAMC, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Com destaque ao Hospital Veterinário, um dos maiores hospitais do segmento, reconhecido nacionalmente por sua excelência e prestígio.
João Lucas dos Reis, estudante de Engenharia Ambiental e Sanitária da UFU, é um dos estagiários que atua na Diretoria de Sustentabilidade (Dirsu), unidade da Prefeitura Universitária. Reis e o restante da equipe criam planos em setores que precisam de atenção quanto à função ambiental, com o objetivo de planejar e executar ações de sustentabilidade no âmbito da gestão universitária, que visem a redução de impactos das atividades e a promoção de práticas sustentáveis junto à comunidade universitária.
A experiência tem sido enriquecedora para Reis. Para o graduando, esta é uma das chances que a universidade dá para aprender a lidar com situações de uma grande instituição e como funciona o mercado de trabalho: “O estágio é uma parte muito importante na minha formação, pois está me auxiliando a entender os vários ramos que a engenharia ambiental e sanitária possui, tanto na parte de qualidade da água, quanto condicionamento e destinação de resíduos sólidos e até mesmo a eficiência energética e a educação ambiental”.
De acordo com Cardoso, esse é um dos principais motivos para a existência dos estágios, ter o contato e poder absorver as experiências de profissionais na área. Reis comenta que a convivência com outros profissionais, como seu supervisor e colegas, contribui muito para sua evolução. Isso é evidenciado pela coordenadora de estágio do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, a professora Sueli Moura Bertolino.
Coordenadora desde 2014, Bertolino acredita que essa experiência fora do contexto da academia vai além de aplicar os conhecimentos adquiridos na vivência prática. O ambiente profissional proporciona ao aluno o desenvolvimento de habilidades comportamentais, fortalece a ética e a responsabilidade profissional, promove a autonomia e a maturidade deste estudante como futuro profissional. Além disso, Bertolino vê uma grande evolução na atitude dos estudantes: “O aluno chega ainda retraído, inseguro até mesmo quanto aos procedimentos simples de buscar e preparar a documentação. Ao final de todo processo, além de toda bagagem técnica que o aluno adquire, ele se torna mais proativo, mais seguro de suas capacidades e, assim, mais independente”.
Para Cardoso, um dos compromissos da Difdi com a comunidade da universidade é tentar combater junto das outras diretorias a evasão dos discentes. Dessa forma, os estágios desenvolvidos pelos alunos e as ações afirmativas do setor acabam se tornando um dos grande motivo para que eles não abandonem a caminhada acadêmica.
Grande parte dos estágios da UFU é financiada por bolsas de diferentes instituições, como a Fundação de Apoio Universitário (FAU) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), além de recursos provenientes diretamente do Governo Federal. Nesse contexto, o estágio se consolida como uma ferramenta essencial para a permanência de muitos estudantes. Como explica Reis: "A bolsa de estágio é fundamental para a minha continuidade, tanto na faculdade quanto na própria cidade de Uberlândia".
O Setor de Estágios (Sesta) é uma das duas divisões, ao lado do Setor de Projetos (Sepde), que formam a Difdi. O Sesta cuida da organização dos estágios obrigatórios e não obrigatórios, enquanto o Sepde coordena a Monitoria, o Programa de Educação Tutorial (PET) e o Programa de Bolsas de Ensino (PBE) da UFU.
Para mais informações sobre o setor, entre em contato via e-mail: estagio@prograd.ufu.br ou ligue diretamente nos números: (34) 3291-8984 / (34) 3291-8983.
É uma série institucional, desenvolvida pela Diretoria de Comunicação Social da UFU. A série tem como objetivo apresentar atividades acadêmicas que podem ser realizadas pelos estudantes de graduação da Universidade.
Acompanhe pelos nossos canais oficiais e conheça o que a UFU oferece para além das salas de aula.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
>>>Leia também:
UFU Caminhos: Iniciação Científica
Palavras-chave: estagiários estagio graduação Congrad UFU Caminhos
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS