Publicado em 08/09/2025 às 15:12 - Atualizado em 12/09/2025 às 14:12
No mês de setembro, o Cine UFU retoma suas atividades com uma programação especial. A “Mostra Amarela” reúne filmes que abordam a saúde mental em diferentes nuances, dialogando com questões existenciais, afetivas e sociais. São exibidos cinco títulos de diversos estilos e nacionalidades, retratando desde o cotidiano e os laços familiares até dilemas pessoais e coletivos. A escolha fortalece o papel da sétima arte como uma ferramenta de autodescoberta e traz obras que contam histórias capazes de mudar a forma de ver a vida.
As sessões acontecem em diversos campi da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), reforçando o caráter itinerante do projeto. Neste mês, além do Campus Santa Mônica, o Cine UFU ocorre nos campi Umuarama e Pontal.
A realização da mostra em setembro está diretamente ligada ao “Setembro Amarelo”, campanha nacional de prevenção ao suicídio. Criada em 2015 pela Associação Brasileira de Psiquiatria, em parceria com o Conselho Federal de Medicina, a ação tem como objetivo promover a conscientização sobre a importância do cuidado com a saúde mental e do acolhimento das pessoas em situação de vulnerabilidade emocional. Ao trazer filmes que discutem temas sensíveis e universais, o Cine UFU contribui para ampliar esse debate dentro da universidade.
Coordenador do projeto, Vilmar Martins Júnior aponta a pertinência do momento escolhido para a realização da mostra. “O Setembro Amarelo coincide com o fim do semestre na UFU. Achamos que trazer esse assunto seria muito pertinente, pelo espaço e tempo que estamos vivendo. Os filmes podem nos ajudar a nos posicionar em situações conflitivas de cobrança e ansiedade”, comenta.
Por meio da exibição cinematográfica, esta iniciativa da Diretoria de Cultura (Dicult/UFU) tem o papel de fomentar discussões culturais e sociais. Por isso, três das sessões desta edição contam com debates que unem cinema e psicologia, estimulando a relação entre arte e ciência. Nessas ocasiões, o público poderá refletir sobre as questões levantadas pelos filmes e compartilhar experiências. Martins ressalta que essa possibilidade de diálogo e troca de ideias vai ao encontro do objetivo do projeto: “O que a gente propõe é pensar como o cinema pode contribuir na reflexão sobre os temas abordados.”
04/09 (quinta-feira) - “Pequena Miss Sunshine”
05/09 (sexta-feira) - “Poesia”
08/09 (segunda-feira) - “As Virgens Suicidas” + Cinedebate com Camila Cruvinel, Juliana Bom-Tempo e Jovânia Teixeira
09/09 (terça-feira) - “Pequena Miss Sunshine” + Cinedebate com Polyana Matumoto
11/09 (quinta-feira) - “Gosto de Cereja” + Cinedebate com Aline Accioly
13/09 (sábado) - “Flow” Cine Clubinho
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica.
Palavras-chave: Cine UFU cinedebate cultura filmes dicult PROEXC
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS