Publicado em 19/09/2025 às 12:34 - Atualizado em 22/09/2025 às 17:01
O professor Luiz Carlos Gebrim de Paula Costa seguirá no comando da diretoria da Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal de Uberlândia (Estes/UFU) até 2029. O resultado da eleição, que aconteceu nesta quinta-feira (18/9), foi divulgado oficialmente hoje, após apuração dos votos e homologação, conforme previsto no Edital DIRESTES nº22/2025. Ao todo, o atual mandatário somou 194 votos, contra 29 de Douglas Queiroz Santos, diretor da Estes/UFU entre 2017 e 2021, que também estava no pleito. Foram 225 votos ao todo, com 302 abstenções, um voto em branco e um voto nulo.
Após o resultado, Gebrim agradeceu à Estes/UFU e aos eleitores. "Com o coração cheio de gratidão, compartilho a alegria da nossa reeleição para a gestão 2025–2029, conquistada com quase 70% dos votos em uma eleição difícil, marcada pelo diálogo, pela participação e pela esperança de um futuro melhor. Esse resultado é mais do que uma vitória eleitoral: é a prova da confiança que nossa comunidade deposita em um projeto coletivo, construído com união, coragem e compromisso", destacou.
Gebrim somou 68,729 de pontuação com os votos conquistados (135 do Corpo Discente, 25 do Corpo Técnico Administrativo e 34 do Corpo Docente). Santos teve 11,296, com 20 votos de discentes, 3 de técnicos e 6 de docentes. A Comissão Eleitoral da Estes/UFU explicou como é feita a fórmula para chegar aos números de pontuação:
T = (0,15 x Número de votos válidos de discentes/Número de discentes aptos a votar + 0,15 x número de votos válidos de técnicos-administrativos/Número de técnicos-administrativos aptos a votar + 0,7 x Número de votos válidos de docentes/Número de docentes aptos a votar) x 100%
Basicamente, divide-se o número de votos válidos de cada Colégio Eleitoral pelo número de pessoas aptas a votar. Esse número é multiplicado por 0,15 no caso dos discentes e dos técnicos, e por 0,7 no caso dos docentes. Após isso, os números são somados e multiplicados por 100%, para chegar ao resultado final.
As propostas para a gestão de Gebrim incluem a criação de cursos de formação inicial e continuada, pós-técnicos, pós-graduações (lato sensu e stricto sensu) e certificações; ampliação das oportunidades de estágio; fortalecimento de programas de acesso, permanência e êxito; e o incentivo à iniciação científica e extensão. Também daremos atenção à acessibilidade, à modernização da infraestrutura e à valorização do diálogo com toda a comunidade acadêmica, de modo a construir uma Estes/UFU cada vez mais integrada, inclusiva e comprometida com a qualidade da formação.
O diretor também propõe um novo regimento, visando criar as seguintes unidades organizacionais para fortalecimento da Gestão da Estes/UFU no quadriênio 2025/2029:
Gebrim também ressaltou ao Portal Comunica UFU que, até o fim da gestão em 2029, é essencial:
Para conferir todo o plano de gestão para a Estes/UFU até 2029 na íntegra, clique aqui.
O professor Dr. Luiz Carlos Gebrim de Paula Costa tem 48 anos de idade, é natural de Araguari (MG), e vive em Uberlândia. Morou na cidade de Rio Verde (GO) entre os anos de 2008 e 2012, quando foi professor concursado do Instituto Federal Goiano (IF Goiano. Em 2013, veio para a Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal de Uberlândia por redistribuição, assumindo as disciplinas de Imunologia, Biologia Molecular e Biologia Celular. Antes disso, formou-se em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado), fez mestrado em Genética e Bioquímica, e doutorado em Imunologia e Parasitologia Aplicada, com todas as formações na UFU.
Ele trabalhou como docente na educação básica e nos ensinos técnico e superior. Na área de gestão em educação, teve experiências como coordenador de cursos de nível técnico e superior; coordenador de pesquisa; diretor de departamento; coordenador de programas institucionais (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Mulheres Mil); e membro de diversas comissões deliberativas e consultivas. Como pesquisador e extensionista, desenvolve projetos de soroepidemiologia de doenças infecciosas e de divulgação científica.
Suas atribuições também incluem:
A Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal de Uberlândia (Estes/UFU) foi criada em 1972, como Escola Técnica Enfermagem Carlos Chagas (Etecc), e foi integrada à UFU em 1980. Iniciando apenas com o Curso Técnico em Enfermagem, atualmente a Escola contra com sete cursos ao todo: na área de saúde, são ofertados Análises Clínicas, Enfermagem, Prótese Dentária, e Saúde Bucal. Outros dois estão na área ambiental: Controle Ambiental, e Meio Ambiente. Além disso, a Estes também oferta o curso de Segurança no Trabalho.
A Estes faz parte da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), composta por 64 instituições: os 38 institutos federais (IF); dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefet), localizados no Rio de Janeiro (RJ) e em Belo Horizonte (MG); a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UFTPR); o Colégio Pedro II (RJ); e na categoria onde a Estes se encaixa, junto aos outros 21 Centros de Profissionalização e Educação Técnica (CPET).
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
>>> Leia também:
Palavras-chave: Eleições ESTES 2025 Diretor Estes Eleição Estes Luiz Carlos Gebrim
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS