Publicado em 11/06/2025 às 13:58 - Atualizado em 16/06/2025 às 16:57
Dentro dos cinco pisos do Bloco 4K do Campus Umuarama, em Uberlândia, é possível encontrar uma das principais escolas técnicas do Brasil: a Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal de Uberlândia (Estes/UFU). Nascida em 1972, como Escola Técnica Enfermagem Carlos Chagas (Etecc), a Estes iniciou apenas com o curso de enfermagem. Integrada à UFU em 1980, a Escola contempla hoje, outros seis cursos, além de diversas outras iniciativas que a credenciam como referência no Triângulo Mineiro.
A Estes faz parte da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), composta por 64 instituições: os 38 institutos federais (IF); dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefet), localizados no Rio de Janeiro (RJ) e em Belo Horizonte (MG); a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UFTPR); o Colégio Pedro II (RJ); e na categoria onde a Estes se encaixa, junto aos outros 21 Centros de Profissionalização e Educação Técnica (CPET).
Sete cursos são ofertados pela Escola, em três áreas diferentes. Na área de saúde, são ofertados Análises Clínicas, Enfermagem, Prótese Dentária, e Saúde Bucal. Outros dois estão na área ambiental: Controle Ambiental, e Meio Ambiente. Além disso, a Estes também oferta o curso de Segurança no Trabalho.
Esses cursos duram entre um ano e meio (três semestres) e dois anos (quatro semestres), com ingresso de estudantes via processo seletivo: no caso da saúde, as entradas são semestrais, e os demais contam com provas anuais. Os cursos são ofertados em período noturno, com exceção para Controle Ambiental, com aulas em período vespertino, e Enfermagem, que oferece atividades nos períodos da manhã e da tarde.
Para entrar na Estes, o candidato deve se inscrever nos editais, divulgados via Diretoria de Processos Seletivos (Dirps/UFU). As provas são semelhantes a um vestibular, com questões de múltipla escolha em conhecimentos de português, geografia, matemática, história, química, dentre outras matérias. Outras semelhanças com o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) são a presença de políticas afirmativas de cotas e a possibilidade de escolher uma segunda opção de curso. Também há a abertura de editais para vagas ociosas, através de editais de transferência externa, que servem tanto para cursos técnicos externos, quanto para graduações, e na modalidade portador de diploma.
Luiz Carlos Gebrim, eleito diretor da Estes em 2021, detalhou que são 704 estudantes matriculados na Escola atualmente, com cerca de 100 deles se formando a cada semestre. Ele também enfatiza que a Estes possui diversas outras iniciativas que vão além das aulas, como projetos de pesquisa, iniciação científica, auxílios e bolsas para garantir a permanência de seus alunos, oportunidades de estágios e inserção no mercado de trabalho.
As principais iniciativas da Estes visam a formação dos estudantes e a sua permanência na escola. Por exemplo, bolsas de R$ 700,00 são pagas para alunos que participam de projetos de pesquisa e extensão, e de iniciação científica. Além disso, a Escola fornece a Bolsa Formação Complementar, que promove a realização de atividades profissionais em ambiente de trabalho, como no Hospital das Clínicas e no Hospital Odontológico da UFU, também com bolsa de R$ 700,00.
“Buscamos ampliar as parcerias também para a área ambiental. Já fizemos reuniões com o Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para colocarmos alunos nesses ambientes”, detalha Gebrim.
Ela também realiza estágios, que são o diferencial das escolas técnicas, de acordo com Gebrim. “O programa de estágio é bem eficiente. Temos estagiários em todos os setores do Hospital de Clínicas e do Hospital Odontológico. Outros locais onde temos estagiários são o HemoMinas e o Hospital Veterinário, além das unidades de saúde da prefeitura, e também no ambiente privado, como em laboratórios.”
A Estes também oferta programas para pessoas que vão além das paredes do Bloco 6X. O Mulheres Mil, que auxilia mulheres em situação de vulnerabilidade através de cursos que promovam autonomia financeira e social, e o Projeto Alvorada, voltado para a qualificação e reinserção de egressos do sistema prisional no mercado de trabalho.
Confira abaixo outras iniciativas promovidas pela Estes:
Para manter a tradição e o nome da escola, a Estes também está pensando em iniciativas para o futuro. Devido a isso, os laboratórios estão sendo ampliados. Essas foram as principais reformas realizadas:
Nos dias 21 e 22 de agosto de 2025, a Estes receberá o III Encontro das Escolas Técnicas de Saúde, que reúne as escolas técnicas de todo o Brasil que ofertam cursos de saúde, e estão ligadas às universidades federais. “É um momento para recepcionarmos as demais escolas, compartilhar experiências, projetos de pesquisa e extensão e parcerias, então esse é um momento importante para discutirmos os cursos da área da saúde na rede federal”, destaca Gebrim.
Ele também ressalta que os investimentos do Governo Federal para o ensino técnico no Brasil estão aumentando nos últimos anos. Gebrim conta que também recebeu um convite para participar do 11º Fórum Parlamentar do BRICS [bloco econômico formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul], realizado entre os dias 3 e 5 de junho em Brasília.
“[O Fórum] mostrou a força e o impacto do ensino técnico em seus países, especialmente no modo como eles movimentam a economia e fazem a inserção rápida do profissional no mercado. Também fizemos parcerias para a internacionalização dos alunos brasileiros para os países do BRICS, e vice-versa”, completa Gebrim.
Por fim, o diretor finaliza com um destaque dos motivos para essas iniciativas: “A escola tem esse compromisso de ser a melhor escola técnica da região, com investimentos em laboratórios ultramodernos e pela sua tradição: são mais de 50 anos de atuação, sendo uma referência na região do Triângulo Mineiro.”
Para saber mais informações sobre a Escola Técnica de Saúde da UFU, confira o website da Escola. A Estes também possui uma conta no Instagram, e um LinkTree que compila outros serviços que podem ajudar os interessados em entrar na Escola.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: ESTES laboratórios Escola Técnica de Saúde ensino técnico saúde
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS