Pular para o conteúdo principal
Ensino Técnico

Conheça a Escola Técnica de Saúde da UFU

Com 704 alunos matriculados, Estes soma 53 anos de tradição e é referência na educação técnica no Triângulo Mineiro

Publicado em 11/06/2025 às 13:58 - Atualizado em 16/06/2025 às 16:57

Foto: Milton Santos

 

Dentro dos cinco pisos do Bloco 4K do Campus Umuarama, em Uberlândia, é possível encontrar uma das principais escolas técnicas do Brasil: a Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal de Uberlândia (Estes/UFU). Nascida em 1972, como Escola Técnica Enfermagem Carlos Chagas (Etecc), a Estes iniciou apenas com o curso de enfermagem. Integrada à UFU em 1980, a Escola contempla hoje, outros seis cursos, além de diversas outras iniciativas que a credenciam como  referência no Triângulo Mineiro.

 

O que é a Estes?

A Estes faz parte da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), composta por 64 instituições: os 38 institutos federais (IF); dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefet), localizados no Rio de Janeiro (RJ) e em Belo Horizonte (MG); a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UFTPR); o Colégio Pedro II (RJ); e na categoria onde a Estes se encaixa, junto aos outros 21 Centros de Profissionalização e Educação Técnica (CPET).

Sete cursos são ofertados pela Escola, em três áreas diferentes. Na área de saúde, são ofertados Análises Clínicas, Enfermagem, Prótese Dentária, e Saúde Bucal. Outros dois estão na área ambiental: Controle Ambiental, e Meio Ambiente. Além disso, a Estes também oferta o curso de Segurança no Trabalho

Esses cursos duram entre um ano e meio (três semestres) e dois anos (quatro semestres), com ingresso de estudantes via processo seletivo: no caso da saúde, as entradas são semestrais, e os demais contam com provas anuais. Os cursos são ofertados em período noturno, com exceção para Controle Ambiental, com aulas em período vespertino, e Enfermagem, que oferece atividades nos períodos da manhã e da tarde.

 

Ingresso

Para entrar na Estes, o candidato deve se inscrever nos editais, divulgados via Diretoria de Processos Seletivos (Dirps/UFU). As provas são semelhantes a um vestibular, com questões de múltipla escolha em conhecimentos de português, geografia, matemática, história, química, dentre outras matérias. Outras semelhanças com o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) são a presença de políticas afirmativas de cotas e a possibilidade de escolher uma segunda opção de curso. Também há a abertura de editais para vagas ociosas, através de editais de transferência externa, que servem tanto para cursos técnicos externos, quanto para graduações, e na modalidade portador de diploma.

 

placa Estes/UFU
Foto: Milton Santos

 

Iniciativas promovidas pela Estes

Luiz Carlos Gebrim, eleito diretor da Estes em 2021, detalhou que são 704 estudantes matriculados na Escola atualmente, com cerca de 100 deles se formando a cada semestre. Ele também enfatiza que a Estes possui diversas outras iniciativas que vão além das aulas, como projetos de pesquisa, iniciação científica, auxílios e bolsas para garantir a permanência de seus alunos,  oportunidades de estágios e inserção no mercado de trabalho.

As principais iniciativas da Estes visam a formação dos estudantes e a sua permanência na escola. Por exemplo, bolsas de R$ 700,00 são pagas para alunos que participam de projetos de pesquisa e extensão, e de iniciação científica. Além disso, a Escola fornece a Bolsa Formação Complementar, que promove a realização de atividades profissionais em ambiente de trabalho, como no Hospital das Clínicas e no Hospital Odontológico da UFU, também com bolsa de R$ 700,00. 

“Buscamos ampliar as parcerias também para a área ambiental. Já fizemos reuniões com o Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para colocarmos alunos nesses ambientes”, detalha Gebrim.

Ela também realiza estágios, que são o diferencial das escolas técnicas, de acordo com Gebrim. “O programa de estágio é bem eficiente. Temos estagiários em todos os setores do Hospital de Clínicas e do Hospital Odontológico. Outros locais onde temos estagiários são o HemoMinas e o Hospital Veterinário, além das unidades de saúde da prefeitura, e também no ambiente privado, como em laboratórios.”

A Estes também oferta programas para pessoas que vão além das paredes do Bloco 6X. O Mulheres Mil, que auxilia mulheres em situação de vulnerabilidade através de cursos que promovam autonomia financeira e social, e o Projeto Alvorada, voltado para a qualificação e reinserção de egressos do sistema prisional no mercado de trabalho.

Confira abaixo outras iniciativas promovidas pela Estes:

  • Programa de Permanência e Êxito: inclui bolsa-alimentação, auxílio-creche, auxílio-informática, e o kit pedagógico (oferta dos materiais necessários para a realização do curso técnico por um valor em pecúnia), todos com seleção via edital. Os estudantes também são contemplados por tudo que um aluno da graduação tem direito, como direito à Moradia Estudantil, Restaurante Universitário (RU) e participação em atividades da universidade;
  • Programa Qualificar: permite que qualquer unidade acadêmica crie projetos de extensão com cursos de curta duração, com certificação pela Estes;
  • Rede Certifica: programa dos Ministérios da Educação e do Trabalho, certificando quem já trabalha com formação profissional através de uma banca, que vai definir se o candidato pode já ser certificado ou se ele precisa de alguma disciplina na Estes;
  • Certificações intermediárias: certificações para cada período, focado nas atividades específicas realizadas pelo estudante
  • Cursos pós-técnicos: semelhante a um curso lato sensu na graduação, de acordo com Gebrim. A Estes oferta o curso em prótese bucomaxilofacial com ênfase em prótese ocular, e em outras áreas, como instrumentação cirúrgica, lavanderia hospitalar, enfermagem neonatal e formação de profissionais para atuação em rede de frios (focado na manutenção de imunobiológicos, como soros e vacinas).

 

Planos para o futuro
laboratório Estes/UFU
Alguns laboratórios estão sendo modernizados. (Foto: Milton Santos)

Para manter a tradição e o nome da escola, a Estes também está pensando em iniciativas para o futuro. Devido a isso, os laboratórios estão sendo ampliados. Essas foram as principais reformas realizadas:

  • Criação do único laboratório de toxicologia ocupacional do Triângulo Mineiro;
  • Fluxo digital da prótese dentária, que vai ensinar a parte de software das impressoras 3D para impressão de próteses dentárias, modernizando o ensino;
  • Scanners intraorais para o curso de Saúde Bucal; 
  • Novo laboratório para o curso de Análises Clínicas, com melhorias na parte de biologia molecular e cultivo de células; 
  • Implementação de laboratório com simulação realística em saúde;
  • E um novo laboratório para a área ambiental, focado em análises ambientais de solos

Nos dias 21 e 22 de agosto de 2025, a Estes receberá o III Encontro das Escolas Técnicas de Saúde, que reúne as escolas técnicas de todo o Brasil que ofertam cursos de saúde, e estão ligadas às universidades federais. “É um momento para recepcionarmos as demais escolas, compartilhar experiências, projetos de pesquisa e extensão e parcerias, então esse é um momento importante para discutirmos os cursos da área da saúde na rede federal”, destaca Gebrim.

Ele também ressalta que os investimentos do Governo Federal para o ensino técnico no Brasil estão aumentando nos últimos anos. Gebrim conta que também recebeu um convite para participar do 11º Fórum Parlamentar do BRICS [bloco econômico formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul], realizado entre os dias 3 e 5 de junho em Brasília. 

“[O Fórum] mostrou a força e o impacto do ensino técnico em seus países, especialmente no modo como eles movimentam a economia e fazem a inserção rápida do profissional no mercado. Também fizemos parcerias para a internacionalização dos alunos brasileiros para os países do BRICS, e vice-versa”, completa Gebrim.

Por fim, o diretor finaliza com um destaque dos motivos para essas iniciativas: “A escola tem esse compromisso de ser a melhor escola técnica da região, com investimentos em laboratórios ultramodernos e pela sua tradição: são mais de 50 anos de atuação, sendo uma referência na região do Triângulo Mineiro.”

 

Entre em contato com a Estes

Para saber mais informações sobre a Escola Técnica de Saúde da UFU, confira o website da Escola. A Estes também possui uma conta no Instagram, e um LinkTree que compila outros serviços que podem ajudar os interessados em entrar na Escola.

 

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

Palavras-chave: ESTES laboratórios Escola Técnica de Saúde ensino técnico saúde

A11y