Publicado em 31/10/2025 às 17:28 - Atualizado em 06/11/2025 às 09:22
Nesta sexta-feira, 31, uma nova leva de "ufoquinhas" conheceram as instalações da Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) . Os selecionados para participar do projeto UFocas, uma parceria entre Dirco e o curso de Jornalismo, foram recepcionados pela coordenadora do projeto Hellen Caetano, e assistiram palestras com Ana Cristina Spannenberg, diretora de comunicação social da UFU; Eliane Moreira, coordenadora da Divisão de Divulgação Institucional e Atendimento à Imprensa (DIDIAI); Milton Santos, fotógrafo da universidade e Bruno Stocco, estagiário de Jornalismo da Dirco e ex-participante do projeto.
Criado no ano de 2022, o UFocas chega a sua 10° turma. Nesta edição, 29 inscritos foram registrados e após análise, 15 estudantes regularmente matriculados no curso de jornalismo da UFU foram selecionados para participar do projeto e desenvolver junto aos jornalistas da UFU produções de conteúdo para o portal Comunica, redes sociais da universidade, cobertura de evento e produções da Rádio e TV Universitária.
Durante o encontro, os novos integrantes puderam conhecer como funciona o trabalho dentro da Dirco e a importância da experiência prática para quem está começando no curso. A diretora da Dirco destacou o quanto essa parceria é positiva tanto para a universidade quanto para os estudantes. Segundo ela, os alunos trazem um olhar novo e cheio de frescor para a rotina da comunicação institucional.
“Para nós é muito importante esse contato, porque eles chegam com ideias novas, enxergam possibilidades que, na correria do dia a dia, a gente as vezes, deixa passar. E para eles, é uma oportunidade valiosa de observar de perto como funciona uma redação profissional e uma das maiores da cidade, inclusive”, ressaltou.
Spannenberg também reforçou o valor do relacionamento construído dentro da universidade. “Jornalismo é rede de contatos. Esses vínculos que vocês criam aqui, com colegas e profissionais, vão ser fundamentais lá na frente, seja em uma pauta, um projeto ou até numa oportunidade de trabalho”, completou.
Já a coordenadora da DIDIAI, Eliane Moreira, explicou o funcionamento do setor e como os estudantes vão se integrar às equipes. “Cada jornalista da Dirco é responsável por uma área da universidade, e os UFocas atuarão junto a eles, acompanhando o processo de produção das matérias, desde o contato com as fontes até a publicação. É um aprendizado riquíssimo”, destacou.
Moreira lembrou ainda que, nas edições anteriores, muitos estudantes se destacaram com textos de alta qualidade publicados no portal Comunica. “A ideia é que eles aprendam fazendo. A gente orienta, revisa e conversa sobre as matérias, sempre com o olhar de formação. O crescimento que a gente vê nesses dois meses é enorme”, afirmou.
Para os alunos, a empolgação é evidente. O calouro Marcos Antônio Accarelli falou das expectativas de participar do projeto. “Eu entrei no jornalismo por causa disso, por querer viver essa rotina. Só de passar pelos corredores e ver os equipamentos já dá ansiedade boa. Estou muito animado”, disse.
Com essa nova turma, o Projeto UFocas reforça seu papel de formação e integração entre a prática e o aprendizado, aproximando os futuros jornalistas da realidade profissional.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: ufocas Dirco Comunicação extensão
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS