Pular para o conteúdo principal
Parceria

FAU comemora participação no Uberlândia Summit

Evento reuniu pesquisadores, alunos e representantes do ecossistema de inovação

Publicado em 07/10/2025 às 18:05 - Atualizado em 07/10/2025 às 18:13

Estande da Fundação de Apoio Universitário (foto: Divulgação/FAU)

A Fundação de Apoio Universitário (FAU) levou ao Uberlândia Summit algumas das principais inovações tecnológicas desenvolvidas por pesquisadores das Instituições de Ensino Superior que apoia, além de realizar novas parcerias com empresas nacionais. O evento reuniu, de acordo com a organização, cerca de 6 mil pessoas nos dias 1º e 2 de outubro, com painéis e pitches que envolveram pesquisadores, alunos e representantes do ecossistema de inovação. 

"Eventos como este dão à UFU a oportunidade de apresentar seus projetos em uma linguagem acessível, mostrando à sociedade — que patrocina essas pesquisas — qual o retorno das universidades", destacou Antônio Carlos Santos, professor da Faculdade de Engenharia Civil da UFU.

Nas discussões sobre as ações que estimulam e potencializam as parcerias, foram realizados dois painéis. “O nosso painel deixou claro o papel de cada ator do ecossistema de inovação e como um pode complementar o trabalho do outro. A conexão criada foi sensacional”, comentou Hamilton Charlo, coordenador de captação da unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Unidade Embrapii) do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) de Uberaba.

Participaram representantes da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), do Parque Tecnológico da Universidade Federal de Uberlândia (TecnoUFU) e da Prefeitura Municipal de Uberlândia, além das duas Unidades Embrapii da região: do IFTM de Uberaba, com foco em soluções alimentares para o agronegócio, e da Femec/UFU, voltada para soluções de materiais para a indústria.

“Conseguimos reunir os atores de ecossistema e mostrar a importância de todos trabalharem juntos para a inovação brasileira, especial atenção para a nossa região” disse Louriel Vilarinho coordenador geral Unidade Embrapii Femec UFU.

Também foram apresentados os mecanismos utilizados pelas unidades de pesquisa para levar inovação, recursos acessíveis e projetos inovadores. “Mostramos que a inovação não é só para grandes empresas. Os recursos também chegam aos pequenos negócios, melhorando as condições empreendedoras da cidade e aproximando a universidade do mercado com novos produtos”, acrescenta Luísa Vidigal, analista técnica do Sebrae Minas. 

O representante da Finep detalhou as oportunidades para parcerias com a instituição. “Falamos sobre os recursos não reembolsáveis via editais e linhas de crédito com juros entre 5% e 9% ao ano — valores abaixo do mercado — para apoiar projetos inovadores, quanto mais disruptivos melhor, temos o interesse de fazer esse tipo de financiamento”, explica Rodrigo Carvalho, gerente regional Sudeste da Finep.  

Entre os projetos apresentados por alunos, esteve o “Empreendedorismo Ambiental”, voltado para a formação de pessoas. O projeto envolve nove pesquisas e busca acelerar novas ideias por meio de startups e patentes. "Estar no estande da FAU permitiu que mais pessoas conhecessem o potencial da universidade em formar pessoas com nível de pesquisadores para o mercado. E, ainda tivemos uma prospecção muito maior do que fazemos”, destacou Allan Britts, mestrando do Instituto de Ciências Agrárias da UFU.

Esta foi a terceira participação consecutiva da FAU no Uberlândia Summit. “Há mais de 40 anos fazemos a ponte entre o conhecimento, inovação e desenvolvimento. Estar no Summit é reafirmar nosso compromisso com a academia, com Uberlândia e com o ecossistema de inovação”, destaca Rafael Visibelli, diretor executivo da FAU.  

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica.

Palavras-chave: FAU inovação Parceria Embrapii

A11y