Publicado em 13/10/2025 às 10:22 - Atualizado em 16/10/2025 às 12:38
Na última semana de setembro, aconteceu o 2º Encontro de Especialidades em Pediatria do Triângulo Mineiro, no Center Convention em Uberlândia. Os participantes da Liga Acadêmica de Pediatria da Universidade Federal de Uberlândia (Laped/UFU) foram responsáveis pela organização do encontro, junto com as professoras Lídia Mayrink, Tatyana Kock e Mariana Carraro, que contou com a participação de cerca de 70 trabalhadores da saúde e 50 estudantes.
Com palestras e debates de profissionais da região, os participantes discutiram seis casos clínicos de pacientes, cada caso apresentado por um pediatra geral com a participação de três especialistas para discutir a situação. Além dessas discussões, o evento foi finalizado com uma aula sobre o futuro da medicina infantil. Essas dinâmicas permitiram que trabalhadores e estudantes de Medicina se atualizassem sobre as últimas tendências, descobertas e avanços da pediatria.
A pediatra Lídia Mayrink, uma das coordenadoras da liga e organizadora do encontro, disse que ficou feliz com o resultado e que recebeu muitos retornos positivos: “A organização do evento é trabalhosa, mas os alunos se envolveram muito. Quando dividimos as funções, o resultado foi muito legal, especialmente quando vimos o alto nível das aulas e de participação das pessoas.”
A estudante do curso de Medicina e participante da Laped, Laura Coelho, relatou sobre a sua experiência na atividade: “Foi um evento incrível, que contribuiu significativamente para minha formação acadêmica e profissional.”
A Liga Acadêmica de Pediatria promove um aprendizado teórico e prático em Pediatria, na qual os participantes têm aulas semanais com oportunidade de fazer plantão no Hospital de Clínicas (HC-UFU/Ebserh), acompanhamento da amamentação de bebês, além da parte científica em que há coleta de dados sobre os processos pediátricos.
Pâmela Ester, estudante de Medicina e integrante da liga, explica as vantagens de participar do projeto. “Eu amo a Laped, porque desde o início nós vemos na prática o que está no pronto socorro da pediatria, também conseguimos ver a evolução do paciente. Além, é claro, de que aprendemos temas que nem sempre vemos na grade curricular obrigatória”, finaliza.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: laped pediatria encontro
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS