Pular para o conteúdo principal
Celebração

Semana da Servidora e do Servidor: iniciadas as comemorações

Com atividades até 24 de outubro, o evento 'Celebrando quem faz acontecer' reúne ações de saúde, cultura, bem-estar e integração em todos os campi

Publicado em 20/10/2025 às 11:33 - Atualizado em 28/10/2025 às 15:11

Abertura oficial aconteceu no auditório 3Q, no campus Santa Mônica (Milton Santos)

 

No próximo dia 28 de outubro comemora-se o Dia do Servidor Público e para celebrar esta importante data, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), por meio da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), promove a Semana da Servidora e do Servidor. A solenidade de abertura aconteceu na manhã desta segunda-feira, 20 de outubro, no auditório do 3Q, Campus Santa Mônica, e contou com a apresentação cultural do Balé Sesc Arte e Cultura e discussão da Política Institucional de Prevenção e Enfretamento do Assédio e da Discriminação da Universidade Federal de Uberlândia.

“A nossa Semana da Servidora e do Servidor começou no último sábado com a nossa caminhada ecológica e foi um momento que gostei bastante e me diverti muito. A universidade não são prédios, a universidade são as pessoas. E não teria outra forma de sermos nota máxima no MEC e termos a projeção que temos, se não fosse a dedicação de cada um de vocês [servidoras e servidores]”, abordou a vice-reitora da UFU, Catarina Azeredo, em sua fala de apresentação.

 

Imagem áreas da caminhada
A 3ª Caminhada Ecológica aconteceu no último sábado no Parque Municipal da Gávea (Milton Santos)

 

O reitor da UFU, Carlos Henrique de Carvalho, reforçou a importância do servidor público para a manutenção do Estado. “As datas são simbólicas e nos fazem refletir onde nós estávamos e onde estamos e como a Semana do Servidor não é diferente. Ser servidor é um ato político de fazer a conexão com a sociedade, é o estado sendo  representado pelo servidor”, destacou Carvalho. 

Para o  pró-reitor de Gestão de Pessoas, Sebastião Elias da Silveira, as atividades da Semana da Servidora e do Servidor já virou uma tradição para celebrar as pessoas que constroem a universidade. Silveira também destacou o trabalho desenvolvido pela Progep/UFU em prol de melhoria do trabalho de cada servidor. “Nós queremos ter uma gestão mais próxima do servidor e da servidora, a Semana acontece em um contexto de extrema dificuldade com as restrições orçamentárias e está sendo pautada uma possível reforma administrativa que nos desafia a discutir as relações de trabalho dentro das instituições”. 

 

Apresentação cultural do Balé Sesc Arte e Cultural
Apresentação cultural do Balé Sesc Arte e Cultural (Milton Santos)
 
Política Institucional de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação

 

A solenidade encerrou com a apresentação da Política Institucional de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação na UFU. A medida responde ao Programa Federal de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação na Administração Pública Federal, instituído pelo Decreto nº 12.122/2024. 

A comissão foi instituída em janeiro de 2025, com o objetivo de criar um plano setorial para alinhar a UFU às portarias MGI nº 6.719/2024 e MGI/CGU nº 79/2024 e no mês de setembro entregou à gestão superior o documento, o qual se aprovado pelo Conselho Universitário (Consun) passará a constituir o conjunto normativo que orienta o fluxo de prevenção, denúncia, acolhimento e resolução de ações de assédio e discriminação na UFU. 


A Semana da Servidora e do Servidor 2025 acontece de 18 a 24 de outubro e tem como tema “Celebrando quem faz acontecer”. A Semana contará com blitz da saúde, oficinas, atendimentos do Odontomóvel e apresentações culturais nos campi e unidades da instituição. 

 

 

Todas as atividades são gratuitas, mas algumas exigem inscrição prévia. As inscrições são realizadas na página da Divisão de Capacitação de Pessoal (Dicap) e são abertas à comunidade universitária.  

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica.

A11y