Publicado em 22/10/2025 às 14:18 - Atualizado em 31/10/2025 às 15:11
Aconteceu na manhã desta quarta-feira, 22, na Prefeitura Municipal de Uberlândia (PMU), a solenidade de apresentação do projeto de extensão “CyberLab Udi”, que visa promover a cultura de segurança cibernética em Uberlândia. A iniciativa é uma parceria entre a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), PMU, a empresa de Processamento de Dados de Uberlândia (Prodaub) e a empresa americana especializada em cibersegurança, Fortinet. Estiveram presentes, representando a UFU e compondo a mesa com o prefeito, Paulo Sérgio Ferreira, a vice-reitora, Catarina Azeredo; a diretora de Inovação e Transferência de Tecnologia, Lucina Carvalho; e o diretor da Faculdade de Computação (Facom), Rodrigo Miani.
As ações educativas a serem aplicadas pelo projeto visam diferentes níveis de complexidade, abrangendo desde a educação infantil até a formação técnica de jovens e adultos, com foco na conscientização, prevenção e capacitação em temas relacionados à segurança da informação. A parceria entre UFU, Prodaub e Fortinet assegura a qualidade do conteúdo e a viabilidade logística do projeto, promovendo uma ação integrada entre academia, setor público e iniciativa privada.
A vice-reitora da UFU, Catarina Azeredo, afirma que esse é um projeto importante para os estudantes da universidade porque eles terão a oportunidade de desenvolver os conhecimentos em cibersegurança e repassar isso para a sociedade. “Eles estão participando de diferentes cursos para que se formem nessa área em específico, o que dá uma ênfase a mais para a graduação. Além disso, é um projeto de extensão, onde eles interagem diretamente com estudantes do ensino fundamental e médio e gera uma contribuição social para a população, e assim eles veem a importância da formação deles para a sociedade”, completa Azeredo.
Como funciona o projeto
O projeto é dividido em três módulos: 1) Educação infantil – Boas práticas de segurança digital, voltado para crianças do ensino fundamental e que receberão uma cartilha de boas práticas digitais produzida pela Fortinet e entregue pela Prodaub; 2) Conscientização para adolescentes, jovens e adultos, voltados para estudantes do ensino médio, universitários e comunidade em geral, que receberão instruções dos estudantes da UFU, capacitados pela Fortinet; 3) Formação profissional – operador Next-Generation Firewall (NGFW), voltado para jovens e adultos com interesse em formação técnica em segurança cibernética, que também receberão aulas dos estudantes da UFU.
Os dois primeiros módulos visam especificamente o público usuário das redes digitais para que eles possam se proteger de golpes, vazamento de dados pessoais e trabalhem com segurança na internet. Já o último, tem como objetivo impulsionar a formação profissional daqueles que atuam ou se projetam para o mercado de trabalho da tecnologia da informação.
Ao final do módulo 2 e 3, os participantes poderão obter a certificação Fortinet Certified Fundamentals (FCF) e Fortinet Certified Associate (FCA), respectivamente. A FCF serve como um ponto de entrada para a área de cibersegurança e para as soluções da Fortinet. Já a FCA é o próximo passo, que valida a habilidade de realizar operações de nível mais elevado em dispositivos FortiGate. E, especificamente o segundo módulo, será aplicado nos Núcleos de Apoio Integral à Criança e ao Adolescente (Naicas) dos bairros Canaã e Pequis.
Oportunidade para os estudantes UFU
O diretor da Facom/UFU, Rodrigo Miani, explica que o projeto é importante para os estudantes por dois motivos: o lado acadêmico, porque os alunos desenvolverão atividades de extensão; e o lado profissional, porque eles estão se capacitando em cibersegurança, por meio do material e capacitação ofertada pela Fortinet, que impactará positivamente no futuro profissional deles. “A Facom entra nesse projeto com um papel muito importante de selecionar os alunos de graduação que vão participar dele. Esses alunos precisam de um conhecimento prévio em cibersegurança, via os cursos de formação que a Fortinet fornece, e concluídos esses cursos básicos a gente faz uma pré-seleção e daqueles que podem atuar no CyberLab Udi”, explica Miani.
Os universitários Vinicius Guimarães e Ruan de Barros, dos cursos de Sistema da Informação e Ciências da Computação, respectivamente, são um desses estudantes selecionados para atuarem no projeto. Ambos se mostram animados por fazerem parte da equipe e terem uma capacitação extra na área de cibersegurança. “A gente tem essa oportunidade incrível de levar a um núcleo muito grande de alunos uma oportunidade que até nós não tivemos na nossa formação. Eu, pessoalmente, gostaria de ter tido esse conhecimento nas minhas fases iniciais de ensino. Então, dar a essas crianças a oportunidade de poder sair da faculdade tendo a capacidade de ter um salário maior nessa área é incrível para mim”, explica Barros que é complementado pelo colega. “Eu escolhi esse projeto porque eu sou apaixonado pela área de cibersegurança. Todos nós somos preocupados com a nossa segurança e essa segurança tem que ser estendida também ao mundo digital e, por isso, que esse projeto foi encantador para mim e me sinto realizado com nele”, finaliza Guimarães.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU
Palavras-chave: Parceria Prefeitura de Uberlândia extensão
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS