Pular para o conteúdo principal
Engenharia

Aeronave chega ao Campus Glória

Avião doado pela Força Aérea Brasileira irá integrar as atividades práticas da universidade

Publicado em 06/11/2025 às 19:31 - Atualizado em 07/11/2025 às 13:48

Avião doado para a UFU em 2015 está situado no Bloco 1DCG do Campus Gloria (Foto: Milton Santos)

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) concluiu, em agosto, a realocação da aeronave do curso de Engenharia Aeronáutica para uma nova área no Campus Glória. O avião, fabricado pela Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), um Piper PA-34-200T/Embraer 810 C “Seneca II”, foi doado pela Força Aérea Brasileira (FAB) em junho de 2015 e volta agora a compor o conjunto de recursos didáticos utilizados pelos estudantes em atividades práticas e projetos de pesquisa. O modelo está exposto na entrada do Bloco 1DCG.

A iniciativa marca os 15 anos do curso em sua nova fase e possibilita a integração do equipamento de forma mais próxima às rotinas acadêmicas e às ações de ensino, pesquisa e extensão. De acordo com o professor do curso Giuliano Gardolinski Venson, a decisão de transferir o avião para uma área mais acessível foi estratégica, tanto para o aprimoramento das aulas quanto para o fortalecimento das práticas laboratoriais. “O avião é um recurso valioso para as aulas práticas, pois permite que os alunos tenham contato direto com sistemas reais de uma aeronave. Isso complementa o aprendizado teórico e amplia o entendimento sobre funcionamento, manutenção e desempenho estrutural”, explica Gardolinski.

avião com uma pessoa ao lado
“A presença de uma aeronave real no ambiente acadêmico tem valor simbólico e técnico.", Giuliano Gardolinski Venson, professor do Curso de Engenharia Aeronáutica (Foto: Milton Santos)

Histórico da doação e uso didático

Em 2014, a coordenação do curso de Engenharia Aeronáutica da UFU encaminhou um ofício à FAB, pedindo doação de material aeronáutico. Além da resposta positiva sobre o material solicitado, também possibilitaram a doação de uma aeronave. Após as devidas tratativas em junho de 2015 a Seneca II foi trazida para a universidade. Nos anos seguintes à chegada do avião, o curso passou por etapas de consolidação, com ampliação de laboratórios, salas de aula saindo do Campus Santa Mônica e se instalando no Campus Glória. Como o prédio do curso de Engenharia Aeronáutica ainda estava em obra, a aeronave ficou em um galpão na fazenda da UFU.  

Segundo o professor Gardolinski, a doação representou um marco importante para o curso: “A presença de uma aeronave real no ambiente acadêmico tem valor simbólico e técnico. É um recurso visual,  que o aluno observa, na prática, o que aprende em sala: isso aqui é a asa do avião, empenagem, trem de pouso, motor… ”. O docente relata ainda que além do Seneca II o curso também conta com estruturas de aviões fabricados no Brasil pela Embraer como Super Tucano (avião militar), o Xingu (bimotor executivo), e Sêneca, ( bimotor de uso geral).


Perspectivas futuras e expansão da infraestrutura

A aeronave realocada é parte de um futuro “complexo didático de engenharia aeronáutica”, que incluirá novas instalações voltadas à experimentação, ensaio e pesquisa aplicada. Entre as estruturas previstas estão um túnel de vento, atualmente em fase de planejamento, uma pista de aeromodelismo e um hangar destinado a atividades de ensino, manutenção e projetos estudantis. De acordo com Gardolinski, esses avanços deverão ampliar as possibilidades de experimentação e contribuir para o desenvolvimento de competências técnicas e científicas dos futuros engenheiros.

 

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU 

 

Palavras-chave: Engenharia Aeronáutica avião ufu

A11y