Publicado em 19/11/2025 às 14:09 - Atualizado em 19/11/2025 às 14:25
O cinema da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) foi entregue à comunidade universitária e ao público externo na última semana. As sessões de abertura voltadas para convidados, gestores e autoridades ocorreram nos dias 12 e 13 de novembro e incluíram a exibição do documentário "Othelo, o Grande" (2023), em homenagem ao aniversário de Grande Otelo. As sessões abertas ao público começaram na sexta-feira, dia 14 de novembro, e incluíram, além do documentário, os clássicos "Rio Zona Norte" (1957) e "Macunaíma" (1969), completando o tributo ao artista mineiro.
O Cinema segue com as sessões às quartas, quintas e sextas-feiras. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados pelo Sympla, com uma semana de antecedência para cada exibição. Há, ainda, uma cota de entradas reservadas para retirada presencial. A programação de estreia se entende ao longo do mês de novembro e conta com uma curadoria que celebra o cinema negro brasileiro. No dia da Consciência Negra (20/11), haverá uma sessão de curtas-metragens, com produções nacionais, internacionais e obras de Uberlândia, seguidas de debates com realizadores locais.
Luciano de Salles Monteiro, presidente da OAB Uberlândia, esteve presente na sessão de estreia e ressaltou a importância dos filmes selecionados: "Por vezes, essa memória desses heróis, dessas pessoas, nos fazem tomar consciência do nosso papel na sociedade, da importância do nosso papel na sociedade, principalmente das lutas que a gente tem que lutar agora.". Luciano enfatiza também que, como homem negro, o filme, “Othelo, o Grande” foi um "presente", ainda mais no mês da Consciência Negra, reforçando a ideia de que é preciso "olhar para os exemplos que estão aí no nosso meio" para fortalecer as lutas raciais.
Vilmar Martins, técnico-administrativo da universidade, explicou um pouco mais sobre a estrutura no cinema, que possui uma tela de 290 polegadas e um som estéreo de alta qualidade. O espaço comporta aproximadamente 80 pessoas e tem acessibilidade com rampas, vagas para cadeirantes, pessoas obesas e pessoas com mobilidade reduzida.
Sobre a programação do cinema, Vilmar ressalta o compromisso da comissão de programação em trazer filmes do cinema nacional e dar visibilidade a produções locais e regionais, incluindo obras de alunos da UFU e do setor audiovisual da cidade. “Eu diria que o cinema da UFU é a melhor sala de cinema não comercial, não só de Uberlândia, mas também da região”.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica.
Palavras-chave: antirracismo programação cinema ufu mês da consciência negra
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS