Publicado em 28/11/2025 às 13:48 - Atualizado em 28/11/2025 às 15:01
Com apoio de parceria da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), a exposição Grassmannianas desembarca em Uberlândia. Uma homenagem aos 100 anos do artista Marcello Grassmann que reúne nove trabalhos produzidos em sua carreira.
O acervo apresentado contém xilogravuras de 1949, como também uma calcogravura onde foi empregado a técnica de liftground, além da impressão de uma obra inédita do artista. Juntamente com a produção de Grassmann, outras 43 obras serão mostradas na exposição, englobando trabalhos feitos por professores e alunos do Atelier de Gravura da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (EBA-UFMG).
A iniciativa é do Núcleo Marcello Grassmann e do Centro Cultural da UFMG, concretizada pelo Atelier de Gravura da EBA-UFMG que, por meio de uma parceria com a Secretaria de Cultura da Prefeitura de Uberlândia e o Laboratório de História da Arte da UFU, viabilizaram a exposição em Uberlândia.
Nascido em São Simão, São Paulo, Marcello Grassmann (1925-2013) foi um gravador, desenhista, ilustrador e professor brasileiro de renome. Iniciou sua formação artística no Instituto Profissional Masculino estudando, principalmente, entalhe em madeira. Grassmann contribuiu com ilustrações para o jornal O Estado de S. Paulo e também para o Jornal do Estado da Guanabara. A maior parte de suas obras se encontram na Pinacoteca do Estado de São Paulo.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica.
Palavras-chave: homenagem xilogravura #ArtesVisuais Museu homenagem
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS