Pular para o conteúdo principal
ESPORTES

Delegação da UFU é tricampeã dos JUMs

Atletas da Universidade Federal de Uberlândia somaram mais do que o dobro da pontuação obtida pelos vice-campeões, da UFMG, e foram homenageados em cerimônia realizada na Sala de Reuniões dos Conselhos

Publicado em 01/08/2017 às 12:43 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:15

Equipe gestora aplaude representantes dos atletas da delegação tricampeã. (Fotos: Milton Santos)

Uberlândia recebeu, entre 16 e 21 de julho, a edição de 2017 dos Jogos Universitários Mineiros (JUMs). As competições foram realizadas no Campus Educação Física e em mais três locais: Arena Sabiazinho, Parque do Sabiá e Sesi Gravatás. Com 165 atletas – formando a maior delegação dentre as 17 instituições públicas e privadas inscritas nos jogos –, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) manteve a hegemonia das edições de 2015 (em Viçosa) e 2016 (em Uberaba) e sagrou-se tricampeã da competição, que é organizada pela Federação Universitária Mineira de Esportes (Fume). O desempenho foi avassalador e garantiu a soma de 181 pontos, o que significou vantagem de 94 pontos para os representantes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na segunda colocação geral.

Em reconhecimento pela grande atuação dos alunos/atletas, a Administração Superior da UFU realizou na manhã da última segunda-feira, 31/8, um café da manhã para a entrega dos troféus e medalhas aos membros dos times da universidade nas modalidades coletivas que subiram ao pódio nos JUMs e também aos que se destacaram em modalidades individuais e, com isso, colaboraram na classificação final por equipes. Participaram da cerimônia o reitor, Valder Steffen Júnior; a pró-reitora de Assistência Estudantil, Elaine Saraiva Calderari; o diretor de Qualidade de Vida do Estudante, Cláudio Gomes Barbosa; o diretor de Inclusão, Promoção e Assistência Estudantil, Noriel Viana Pereira; o diretor da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia, Marcos Seizo Kishi; e o coordenador da Divisão de Esporte e Lazer Universitário (Diesu), Adilson Henrique de Souza.

Responsável pela condução do evento, Barbosa apresentou aos presentes o relatório das ações desenvolvidas pela Diesu ao longo do primeiro semestre, com destaque para o apoio ao projeto Equipes UFU do Treinamento e à organização de dois grandes eventos realizados em Uberlândia: a fase nacional da Liga Desportiva Universitária de Rugby 7 e Futebol 7, em maio, e os JUMs, em julho. "Para o segundo semestre também temos muitos planos, começando pela Calourada Esportiva para recepção aos novos alunos da UFU. Destaco, ainda, o convênio que firmamos com a Futel para o empréstimo de poliesportivo para eventos e treinamentos, a nossa classificação para adesão ao Programa Segundo Tempo Universitário e a pretensão de inscrever projetos na Lei Federal de Incentivo ao Esporte e de criar na UFU o Programa Bolsa Atleta", acrescentou o diretor da Dirve.

Finalizando os pronunciamentos, Steffen sublinhou a importância do esporte para elevar o nome da UFU tanto nacional quanto internacionalmente. "Só temos a parabenizar vocês por todo o esforço e empenho para representar tão bem a nossa universidade nestas competições, aumentando o reconhecimento dela fora dos nossos muros. Fico muito feliz com estes resultados e também por ver a instituição agora também em posição de destaque no desporto paralímpico, pois acabamos de conquistar seis medalhas nos Jogos Paralímpicos Universitários, disputados em São Paulo no último fim de semana."

Coube à Daniele Martins, estudante de Gestão da Informação e medalha de prata na bocha, a missão de representar os quatro paratletas da UFU que participaram desta competição citada pelo reitor e também toda a delegação que conquistou o tricampeonato dos JUMs. Ela foi a convidada especial do café da manhã e recebeu o troféu do título geral.

>>> Veja também:

Matéria da TV Universitária sobre a homenagem aos atletas

Classificação Final dos JUMs 2017

Palavras-chave: JUMs Premiação homenagem Diesu Proae UFU

A11y