Publicado em 09/12/2025 às 09:21 - Atualizado em 09/12/2025 às 10:05
No dia 11 de dezembro, acontece na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) um encontro com o artista multimodal Wagner Schwartz, organizado pelo Laboratório de Estudos Discursivos Foucaultianos (Ledif). O evento, intitulado “A nudez da cópia imperfeita: La Bête, 20 anos depois”, foi motivado pela relevância do artista, que em suas obras aborda temáticas próprias à existência humana, como as emoções, a subjetividade e o fazer artístico.
O Ledif é voltado à investigação de questões discursivas atravessadas por aspectos sociais, históricos e culturais, a partir de leituras da obra do filósofo Michel Foucault. De acordo com o coordenador do laboratório, Cleudemar Alves Fernandes, em linhas gerais, o grupo propõe ações visando ao intercâmbio entre pesquisadores e estudiosos do pensamento de Michel Foucault da comunidade universitária da UFU, de outras instituições de ensino (entre elas as do Ensino Básico) e da comunidade externa que se interesse pela produção, circulação e efeitos dos discursos, com foco em problemáticas do presente.
O encontro com Schwartz será focado em duas obras do artista que tiveram e têm grande impacto social: a performance La Bête, feita pelo artista há quase 20 anos, e a obra literária “A nudez da cópia imperfeita”, publicada em 2023. Essas produções dialogam entre si e refletem sobre problemáticas políticas, sociais, questões de afeto e violência, que tiveram lugar no Brasil e no mundo, de forma enfática na segunda metade da segunda década do século presente, e perduram até os dias de hoje, por isso o título do evento.
“De nosso lugar de pesquisadores analistas de discursos, consideramos que essas obras materializam discursos que colocam em destaque problemáticas da atualidade, evidenciam aspectos próprios às inter-relações sociais que caracterizam o presente. E, considerando que o corpo carrega em si um sujeito de ações, elas possibilitam refletir e aprofundar sobre diferentes questões”, explica Fernandes.
Schwartz cursou Letras na UFU, na segunda metade dos anos 1990, e já realizou vários trabalhos artísticos em Uberlândia. Para o artista, a universidade pode contextualizar, historicizar, tensionar e desmontar simplificações, e sua performance, quando debatida academicamente, deixa de ser lida apenas pelo impacto imediato e ganha precisão de análise, memória e responsabilidade.
“A fala apresenta uma reflexão sobre corpo, arquivo, censura e fabricação de narrativas. Não é uma conferência ilustrativa; é um pensamento em movimento, que expõe hesitações e desmonta algumas ideias fixas sobre originalidade, autoria e violência simbólica. O público encontrará um corpo que pensa e uma escrita que se deixa afetar", complementa Schwartz sobre o encontro que acontecerá na UFU.
O evento é presencial, gratuito e aberto ao público em geral; ocorre em 11/12, às 19h, no auditório 5O-A do campus Santa Mônica. As inscrições podem ser feitas pelo formulário online.
“Esse encontro com o artista Wagner Schwartz contribui para a interação transformadora entre a universidade e outros setores da sociedade, com um compromisso ético, científico, político, cultural e educacional", finaliza Fernandes.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: artistas Performance Michel Foucault estudos discursivos debate
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS