Pular para o conteúdo principal
Extensão

Equipe do curso de Pedagogia do Campus Pontal realiza Círculo de Cultura para pensar protagonismo humano na era digital

Atividade discutiu sobre atuação humana com uso de inteligência artificial

Publicado em 07/05/2025 às 11:18 - Atualizado em 07/05/2025 às 19:50

Programação foi dividida em três ciclos com temáticas diferentes. (Imagem: divulgação)

 

Realizado em Ituiutaba entre os dias 24 e 28 de abril de 2025, o Círculo de Cultura teve como tema central "Protagonismo na Era Digital: Reflexões sobre nosso Papel em Tempos de Inteligências Artificiais". Promovida pela equipe do curso de Pedagogia do Campus Pontal da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), a atividade utilizou-se de debates para propor a construção de um espaço-tempo dedicado ao diálogo, à reflexão crítica e à construção coletiva de conhecimento entre estudantes, docentes e a comunidade acadêmica.

Em um mundo cada vez mais imerso nas inovações tecnológicas, onde a Inteligência Artificial (IA) assume um papel crescente, qual é o lugar do protagonismo humano? E, mais especificamente, qual o papel das futuras educadoras e dos futuros educadores nesse cenário em constante transformação?

Estas perguntas urgentes e relevantes pautaram a décima oitava edição do Círculo de Cultura, que é reconhecido como uma iniciativa pedagógica fundamental no curso de Pedagogia da UFU Pontal, fundamentada nos princípios da educação libertadora de Paulo Freire. 

Parte de uma concepção freireana que entende a educação como um processo de humanização, o Círculo de Cultura valoriza os processos pedagógicos horizontais. Isso significa que educandas, educandos, educadoras e educadores colaboram ativamente. Uma professora ou um professor atuam como a animadora ou o animador do debate, mas todas e todos trazem suas contribuições valiosas para a construção do saber.

A construção e a busca por um envolvimento cada vez maior com os pressupostos freireanos representa um desafio constante nessas experiências. Diante das dificuldades de alcançar plenamente essa perspectiva, a edição de 2025 da atividade buscou ativamente superar este ponto, que envolveu estudantes e docentes no levantamento de reflexões e questionamentos que se mostraram relevantes para este coletivo.

Este processo participativo foi o que pautou a escolha do tema central, "Protagonismo na Era Digital: Reflexões sobre nosso Papel em Tempos de Inteligências Artificiais". A temática fomentou a síntese dos três ciclos de formação do curso, à luz das novas tecnologias e do papel ativo das futuras pedagogas e dos futuros pedagogos nesse contexto:

  • Ciclo 1 - "Pessoas Fazedoras de História": questionou como a emergência da IA ressignifica nossa história e nosso papel como agentes históricos na era digital, conectando identidade e tecnologia;
  • Ciclo 2 - "Diálogos Interculturais": debateu o impacto da IA nos diálogos interculturais na era digital e como promover um protagonismo ético e inclusivo nessas interações;
  • Ciclo 3 - "Práxis Transformadora": explorou como a IA desafia e potencializa nossa prática pedagógica, e de que forma podemos exercer um protagonismo crítico e engajado na educação da era digital.

 

Folder com datas e horários das atividades do Círculo de Cultura

 

A programação contou com diversas ações dinâmicas para dar vida a esses debates e reflexões, como "Diálogos por Ciclos de Formação" e "Salas Imersivas", além de uma mesa-redonda sobre o tema "Protagonismo Humano em Tempos de IA" — reunindo a professora e psicóloga Gleicimar Gonçalves Cunha (UFU), o analista de TI Denis José Almeida (UFU) e o professor linguista Rogério de Castro Angelo (IFTM) para dialogar e aprofundar a discussão. Houve também momentos dedicados à "Sistematização e Socialização das Sínteses" das e dos discentes construídas coletivamente.

Aquele se configurou como um valioso momento de conexão e troca, buscando agregar discentes e docentes em épocas em que o distanciamento parece tomar conta da sociedade. Isso reafirmou a importância dos encontros e do diálogo face a face, mesmo ao tratar de um tema tão ligado ao universo digital.

O encerramento do Círculo de Cultura celebrou a construção coletiva com a "Galinhada com Prosa Circular e IA" e um "Uai-Fi com Cafézin e Prosa", momentos de confraternização que reforçaram os laços na comunidade acadêmica.

 

Participantes da atividade
Iniciativa teve grande adesão de discentes e docentes do Campus Pontal. (Foto: Claudiene Santos)

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

Palavras-chave: pedagogia inteligência artificial debate Campus Pontal

A11y