Publicado em 07/05/2025 às 11:18 - Atualizado em 07/05/2025 às 19:50
Realizado em Ituiutaba entre os dias 24 e 28 de abril de 2025, o Círculo de Cultura teve como tema central "Protagonismo na Era Digital: Reflexões sobre nosso Papel em Tempos de Inteligências Artificiais". Promovida pela equipe do curso de Pedagogia do Campus Pontal da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), a atividade utilizou-se de debates para propor a construção de um espaço-tempo dedicado ao diálogo, à reflexão crítica e à construção coletiva de conhecimento entre estudantes, docentes e a comunidade acadêmica.
Em um mundo cada vez mais imerso nas inovações tecnológicas, onde a Inteligência Artificial (IA) assume um papel crescente, qual é o lugar do protagonismo humano? E, mais especificamente, qual o papel das futuras educadoras e dos futuros educadores nesse cenário em constante transformação?
Estas perguntas urgentes e relevantes pautaram a décima oitava edição do Círculo de Cultura, que é reconhecido como uma iniciativa pedagógica fundamental no curso de Pedagogia da UFU Pontal, fundamentada nos princípios da educação libertadora de Paulo Freire.
Parte de uma concepção freireana que entende a educação como um processo de humanização, o Círculo de Cultura valoriza os processos pedagógicos horizontais. Isso significa que educandas, educandos, educadoras e educadores colaboram ativamente. Uma professora ou um professor atuam como a animadora ou o animador do debate, mas todas e todos trazem suas contribuições valiosas para a construção do saber.
A construção e a busca por um envolvimento cada vez maior com os pressupostos freireanos representa um desafio constante nessas experiências. Diante das dificuldades de alcançar plenamente essa perspectiva, a edição de 2025 da atividade buscou ativamente superar este ponto, que envolveu estudantes e docentes no levantamento de reflexões e questionamentos que se mostraram relevantes para este coletivo.
Este processo participativo foi o que pautou a escolha do tema central, "Protagonismo na Era Digital: Reflexões sobre nosso Papel em Tempos de Inteligências Artificiais". A temática fomentou a síntese dos três ciclos de formação do curso, à luz das novas tecnologias e do papel ativo das futuras pedagogas e dos futuros pedagogos nesse contexto:
A programação contou com diversas ações dinâmicas para dar vida a esses debates e reflexões, como "Diálogos por Ciclos de Formação" e "Salas Imersivas", além de uma mesa-redonda sobre o tema "Protagonismo Humano em Tempos de IA" — reunindo a professora e psicóloga Gleicimar Gonçalves Cunha (UFU), o analista de TI Denis José Almeida (UFU) e o professor linguista Rogério de Castro Angelo (IFTM) para dialogar e aprofundar a discussão. Houve também momentos dedicados à "Sistematização e Socialização das Sínteses" das e dos discentes construídas coletivamente.
Aquele se configurou como um valioso momento de conexão e troca, buscando agregar discentes e docentes em épocas em que o distanciamento parece tomar conta da sociedade. Isso reafirmou a importância dos encontros e do diálogo face a face, mesmo ao tratar de um tema tão ligado ao universo digital.
O encerramento do Círculo de Cultura celebrou a construção coletiva com a "Galinhada com Prosa Circular e IA" e um "Uai-Fi com Cafézin e Prosa", momentos de confraternização que reforçaram os laços na comunidade acadêmica.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: pedagogia inteligência artificial debate Campus Pontal
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS