Pular para o conteúdo principal
Cultura

Cinema da UFU recebe lançamento do curta-metragem ‘Mulher-Casa’, nesta quarta (17)

Com exibição gratuita e debate, a obra utiliza a performance para refletir sobre a rotina doméstica e a resistência feminina

Publicado em 15/12/2025 às 16:43 - Atualizado em 15/12/2025 às 17:03

O curta-metragem ‘Mulher-Casa’ aborda a dupla jornada e a luta por inclusão feminina. (Foto: Clarissa Borges))

 

O Cinema da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) será palco do lançamento do curta-metragem "Mulher-Casa", nesta quarta-feira, dia 17 de dezembro. O filme, dirigido por Malu Teodoro, com roteiro de Cissa Borges e dramaturgia de Rhaynne Rodrigues, propõe uma reflexão sobre a domesticidade como território de urgência, repetição e resistência. Após a exibição, que ocorre às 19h, será realizado um debate que promete aprofundar as temáticas levantadas pela produção.

A produção consiste na fusão entre arte e crítica social. Sem utilizar palavras ou narração, "Mulher-Casa" explora gestos sutis e insistentes de três mulheres atravessando cômodos como cozinha, sala e banheiro. O ato de dobrar, sustentar e respirar é filmado com intimidade, tornando visível o "peso sutil da rotina que habita o lar". 

Um ponto central da discussão será a experiência da maternidade no ambiente universitário e acadêmico, tema muito presente na trajetória de uma das idealizadoras do projeto. A cineasta mencionou sua participação anterior em um projeto de extensão chamado "Mães da UFU". A realidade da UFU, que não acolhe totalmente as mães, com a falta de espaços como brinquedotecas e creches, afeta a frequência e a progressão dessas mulheres na universidade. "Mãe solo não tem opção. Tem que levar, às vezes, as crianças para a aula; isso afeta. A gente não pode ter mais faltas, sabe?”,  conta a diretora do curta. 

A equipe celebrou a recente instalação de trocadores nos banheiros da UFU, mas ressaltou que questões básicas como essa ainda eram uma falha. O projeto "Mulher-Casa" foi idealizado e produzido por uma equipe de mães, que buscaram considerar a existência das crianças, em vez de excluí-las.

Embora a exibição na UFU seja um marco, a expectativa é que o filme alcance o máximo de mulheres possível. Além disso, a produção demonstra um forte compromisso com a acessibilidade: o filme contará com legendas e será disponibilizado com audiodescrição. Há também a expectativa de contar com uma intérprete de Libras no debate. O lançamento de "Mulher-Casa" se configura como um evento imperdível para a comunidade acadêmica e para todos que se interessam por cinema e por debates essenciais sobre os direitos e as realidades das mulheres na sociedade contemporânea.

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

Palavras-chave: cinema da ufu exibição debate curta-metragem Mulher-Casa dicult PROEXC

A11y