Publicado em 09/12/2025 às 12:59 - Atualizado em 09/12/2025 às 22:53
A LFN Academy, vinculada à Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (Facic/UFU), nasceu da Liga de Finanças e Negócios da UFU (LFNU). O projeto recebe tutoria de Lísia de Melo Queiroz, docente da Facic, e surgiu da iniciativa de dois graduandos da UFU, Vitor Thomé, do nono período de Ciência da Computação, e João Pedro Ribeiro, do oitavo de Ciências Contábeis. A equipe - que também conta com participação de alunos dos cursos de Ciências Econômicas, Computação. Administração e Gestão da Informação -, trabalha com alunos de escolas públicas e particulares de Uberlândia promovendo o ensino de economia, finanças, empreendedorismo e análise de empresas.
O principal objetivo da LFN Academy é transformar alunos do ensino médio em líderes no futuro e pessoas relevantes para que consigam melhores oportunidades de trabalho. O projeto busca capacitá-los para a conquista de medalhas em competições nacionais e internacionais e também tem o objetivo de elevar o patamar educacional da região, tornando Uberlândia referência no cenário nacional do mercado financeiro e corporativo.
A primeira competição conquistada pela equipe foi a Olimpíada do Tesouro Nacional (Olitef), em setembro deste ano, a maior disputa de economia e educação financeira do Brasil. Na oportunidade, Henrique Cury e Antônio de Miranda Cabral - ambos com 14 anos de idade -, conquistaram duas medalhas na competição.
A LFN Challenge é uma competição interna e desenvolvida pelo projeto, onde os estudantes realizam análises profundas de empresas de capital aberto e fechado e dissecam cenários macroeconômicos, avaliam setores e interpretam indicadores financeiros com um rigor analítico. A competição é dividida em três etapas, sendo apenas uma presencial que trará a experiência aos participantes de como é trabalhar em um escritório de investimentos. O evento acontece na próxima sexta-feira, dia 12 de dezembro, na InvestSmart Uberlândia.
João Pedro Ribeiro é um dos fundadores do projeto e explica como irá funcionar a competição: “Os alunos são desafiados a ‘agir como donos’ e devem propor soluções inovadoras, definir estratégias de expansão e decidir a alocação de recursos após simulações de captação de investimento.”
Todo o processo será avaliado por uma banca composta por diretores de grandes corporações, acadêmicos de referência e grandes nomes do empreendedorismo local.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: Economia Educação Financeira finanças Ciências Contábeis ensino Computação Gestão da Informação
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS