Publicado em 09/02/2026 às 14:48 - Atualizado em 09/02/2026 às 16:07
O Museu dos Povos Indígenas da Universidade Federal de Uberlândia (MuPI/UFU) realiza, no dia 24 de fevereiro, às 14 horas, a roda de conversa “Cosmologia do Tempo Guarani”, que terá participação do Tupã Werá (Ivandro Martins) como ministrante. O encontro acontece na sede do museu, localizada na Rua Duque de Caxias, 285, no Centro de Uberlândia, e é aberto ao público.
Segundo o professor Jean Luiz Neves, organizador do evento, ele reforça o compromisso do museu e da gestão em integrar indígenas e lideranças em suas atividades. O professor destaca, ainda, que a compreensão do tempo é fundamental para entender a cultura indígena. “A forma como os povos indígenas compreendem o tempo é um dos elementos definidores de sua cultura”, afirma.
A expectativa é de que o público tenha contato direto com aspectos da cultura indígena e com diferentes formas de aprendizado. “É uma oportunidade de se abrir à diversidade da aprendizagem e a outras visões de mundo”, ressalta Neves.
Para o organizador, a roda de conversa também contribui para ampliar a noção de patrimônio cultural. “A cultura imaterial é tão relevante quanto os artefatos materiais”, conclui.
A iniciativa com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), da Diretoria de Cultura (Dicult), do Sistema de Museus (SIMU) e do próprio Museu dos Povos Indígenas.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: Museu dos Povos Indígenas MuPI Simu PROEXC
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS