Pular para o conteúdo principal
Divulgação Científica

Vem aí 6º Comunica Ciência: Encontro de Pesquisadores e Comunicadores

Inscrições já estão abertas para a mostra ‘A ciência está aqui’

Publicado em 23/04/2026 às 12:14 - Atualizado em 23/04/2026 às 12:19

Mostra 'A ciência está aqui', realizada em 2025 no Terminal Central (Foto: Milton Santos)

Profissionais e estudantes de comunicação, cientistas de todas as áreas do conhecimento e toda a comunidade interessada em pesquisa estão convidados para participar do 6º Comunica Ciência: Encontro de Pesquisadores e Comunicadores, que acontecerá nos dias 30 de junho e 1 e 2 de julho, dentro e fora do Campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). 

Neste ano os debates serão sobre o tema "Cultura científica na sociedade". Para a abertura, já está confirmada a participação de Marcia Cristina Bernardes Barbosa, reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) reconhecida internacionalmente por suas pesquisas com a molécula da água e pela sua luta por mais espaços para as mulheres no meio científico. Em 2020 foi eleita pela revista Forbes como uma das 20 mulheres mais influentes do Brasil.

Esta edição contará ainda com uma mesa com divulgadores científicos, a serem anunciados em breve, e com cinco oficinas, com as temáticas: Relacionamento entre pesquisadores e comunicadores; Divulgação científica nas redes sociais; Comunicação visual na divulgação científica; Podcasts sobre ciência; e Extensão e eventos de divulgação científica. As inscrições para as oficinas também serão abertas em breve. 

O terceiro dia (2/7) será da mostra "A ciência está aqui", com o objetivo de levar um pouco da produção acadêmica para fora da universidade. Pelo terceiro ano seguido, as apresentações acontecem no piso superior do Terminal Central de Uberlândia.

Pesquisadores de todas as áreas, níveis de formação e instituições podem inscrever suas pesquisas para a mostra até 24 de maio, enviando o resumo, as estratégias para divulgação científica e os dados para a emissão de certificado. Essas informações devem ser preenchidas no formulário eletrônico. O resultado dos trabalhos aprovados será divulgado até 15 de junho.

O evento é gratuito e promovido, desde 2018, pela Diretoria de Comunicação Social (Dirco/UFU), com apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp/UFU), da Fundação de Apoio Universitário (FAU), da Prefeitura Municipal de Uberlândia (PMU) e da ComTec Administradora de Terminais.

Dúvidas podem ser esclarecidas por e-mail (comunicaciencia@dirco.ufu.br), telefone (34 3239-4346), Whatsapp (34 9948-4655) e/ou presencialmente (Bloco 1S, Sala 1S33, Campus Santa Mônica). Acompanhe as atualizações sobre o Comunica Ciência em: eventos.ufu.br/comunicaciencia6.

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

Palavras-chave: Comunica Ciência 6º Comunica Ciência Evento Divulgação Científica

Conteúdo relacionado

A11y