Publicado em 11/05/2026 às 12:26 - Atualizado em 12/05/2026 às 12:12
O Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU/Ebserh) está com vagas abertas para os Programas de Iniciação Científica (PIC) e de Iniciação Tecnológica (PIT) da Rede de Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Ao todo, são destinadas 19 das 849 vagas dos Programas para estudantes de graduação da UFU, com pagamento de bolsas no valor de R$ 700 mensais.
Para poder participar, o aluno deve estar regularmente matriculado em um curso de graduação vinculado ao HC-UFU, não ter previsão de conclusão de curso durante todo o período de vigência da bolsa, não ter vínculo empregatício pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) ou no regime estatutário, além de ter currículo cadastrado e atualizado na Plataforma Lattes. Vale destacar que o edital permite que o estudante seja Microempreendedor Individual (MEI), realize estágio remunerado ou não, e outras bolsas de iniciação científica, de permanência, de mobilidade acadêmica, ou do Programa Universidade Para Todos (PROUNI).
As inscrições para a submissão de projetos nos dois Programas seguem abertas até o dia 28 de junho. Os projetos serão avaliados entre os dias 8 de julho e 3 de agosto, após a homologação final das inscrições e apresentação de recursos. O resultado final dessa análise será divulgado no dia 13 de agosto, com a publicação do resultado definitivo no dia 21 de agosto. As atividades têm previsão de início no dia 1º de setembro, com a bolsa em vigência por 12 meses, até o final de agosto de 2027.
A UFU disponibiliza 11 vagas para o PIC, com seis delas destinadas para à ampla concorrência, duas para pessoas com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário-mínimo, duas para candidatos pretos e pardos, e uma para candidatos indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência (PcD). Já para o PIT, são oito vagas ao todo: quatro para ampla concorrência, uma para pessoa com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário-mínimo, duas para candidatos pretos e pardos, e uma para candidatos indígenas, quilombolas e PcD.
Para mais informações sobre como submeter o projeto, sua estrutura e outras questões dos Programas, acesse os editais nos links a seguir:
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: bolsa Oportunidade EBSERH iniciação científica Iniciação Tecnológica
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS