Pular para o conteúdo principal
Pós-graduação

UFU abre seleção para alunos especiais de mestrado e doutorado em Engenharia Civil

Inscrições para ingresso no segundo semestre de 2026 ocorrem entre 13 e 20 de julho

Publicado em 11/06/2026 às 16:23 - Atualizado em 11/06/2026 às 17:10

 

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal de Uberlândia (PPGEC/UFU) publicou o edital para seleção de alunos especiais para os cursos de mestrado e doutorado acadêmicos com ingresso no segundo semestre de 2026. Ao todo, são ofertadas 13 vagas, sendo oito para o mestrado e cinco para o doutorado.

As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, entre os dias 13 à 20 de julho, por meio do preenchimento de um formulário on-line. Podem participar candidatos graduados em Engenharia Civil e áreas afins. O edital também permite a inscrição de profissionais formados em outras áreas, desde que apresentem justificativa que será analisada pela comissão examinadora.

Tanto as vagas para o mestrado quanto as para o doutorado são distribuídas entre a ampla concorrência e modalidades de ações afirmativas. Ou seja, o processo seletivo prevê vagas para candidatos pretos, pardos e indígenas, além de pessoas em situação de refúgio, asilo político, apatridia ou acolhida humanitária.

A seleção será realizada em duas etapas. A primeira consiste na análise do Currículo Lattes, com caráter eliminatório e classificatório. Serão avaliadas atividades acadêmicas e profissionais desenvolvidas nos últimos cinco anos, como iniciação científica, monitorias, publicações, participação em projetos de pesquisa, experiência profissional e produção intelectual. Já a segunda etapa corresponde à análise do histórico escolar dos candidatos.

O resultado preliminar está previsto para ser divulgado em 10 de agosto, enquanto o resultado final, após a análise dos recursos, será publicado em 14 de agosto no site do PPGEC.

Os candidatos aprovados ingressarão na condição de alunos especiais, modalidade que permite cursar disciplinas do programa, mas não garante vínculo regular nem orientação de dissertação ou tese. Para mais detalhes, leia a íntegra do edital.

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica. 

 

Palavras-chave: PPGEC Pós-graduação Engenharia Civil Aluno Especial

A11y