Pular para o conteúdo principal
EXTENSÃO

Circuito de Formação Antirracista promove reflexão sobre educação, relações étnico-raciais e políticas afirmativas no Campus Pontal

Projeto segue com atividades nos demais campi da UFU

Publicado em 23/07/2026 às 10:55 - Atualizado em 23/07/2026 às 15:24

Atividade no Campus Pontal foi a primeira do Circuito de Formação Antirracista (Foto: Rejane Alexandrina Prado)

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) realizou no Campus Pontal o primeiro encontro do Circuito de Formação Antirracista, projeto de extensão que reuniu, em 1º/7, cerca de 30 participantes no Auditório II para um momento de formação, reflexão e diálogo sobre as relações étnico-raciais, a educação antirracista e as políticas de ações afirmativas no ambiente universitário.

Promovido pela Assessoria da Reitoria no Campus Pontal, em parceria com a Diretoria de Estudos e Pesquisas Afrorraciais (Diepafro/UFU), o evento visa fortalecer a educação antirracista e ampliar o debate sobre questões fundamentais para a construção de uma universidade mais inclusiva e comprometida com a redução das desigualdades.

A programação foi organizada em dois módulos temáticos. O primeiro, “Racismo e Educação”, foi conduzido pelo professor Guimes Rodrigues Filho, que abordou aspectos relacionados ao racismo estrutural e aos desafios da educação superior na construção de práticas antirracistas. O segundo módulo, “Heteroidentificação como Garantia das Políticas de Cotas”, foi ministrado pelo técnico-administrativo em educação Antônio Machado, que discutiu o papel da heteroidentificação na proteção e na efetividade das políticas de ações afirmativas.

O encontro foi encerrado com uma roda de conversa mediada pela professora Rejane Alexandrina Domingues Pereira do Prado, proporcionando um espaço de participação do público, esclarecimento de dúvidas e compartilhamento de reflexões sobre os temas apresentados.

Para a técnica-administrativa em educação Ana Rúbia Muniz, a atividade foi uma oportunidade importante de formação e diálogo com a comunidade universitária. “Participar do Circuito de Formação Antirracista foi uma excelente oportunidade para refletir e dialogar com a comunidade acadêmica do Campus Pontal. O evento proporcionou debates essenciais sobre questões étnico-raciais, letramento racial e o combate ao racismo estrutural. Foi uma manhã muito proveitosa, e as discussões iniciadas certamente devem ser ampliadas em novas edições", relatou.

A docente Luciana Calábria também destacou a importância de promover momentos específicos de reflexão e diálogo sobre a temática no ambiente universitário: “Atividades como o Circuito são muito importantes no ambiente UFU para a comunidade parar tudo e refletir sobre a temática. Que seja apenas o primeiro de muitos que virão, trazendo debates que docentes, técnicos e discentes possam participar juntos.”

Foto ao final da atividade
(Foto: Rejane Alexandrina Prado)

A participação da comunidade universitária reforçou a importância da formação contínua sobre relações étnico-raciais no espaço acadêmico. Para os organizadores, iniciativas como o Circuito de Formação Antirracista contribuem para ampliar o letramento racial, fortalecer o diálogo institucional e promover uma educação superior comprometida com a diversidade, a inclusão e a equidade.

A ação integra as iniciativas de extensão da UFU e está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 — Educação de Qualidade — e 10 — Redução das Desigualdades.

 

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: atividade de extensão extensão antirracismo Campus Pontal

A11y