UFU cria robôs que comunicam entre si e vence competição internacional

Da esquerda para a direita, os integrantes da RoboForge e alunos da UFU: Otávio Leite, Vinícius Corrêa, Nicole, Matheus Ezequiel, Lucas Lima e José Artur. (Foto: RoboForge)
Da esquerda para a direita, os integrantes da RoboForge e alunos da UFU: Otávio Leite, Vinícius Corrêa, Nicole, Matheus Ezequiel, Lucas Lima e José Artur. (Foto: RoboForge)
A Equipe RoboForge Robotics, projeto de extensão da Faculdade de Computação da Universidade Federal de Uberlândia (Facom/UFU), está com processo seletivo aberto para preenchimento de 10 novas vagas, dentre elas Engenharia e Montagem, Programação, Administração e Gestão de Pessoas.
Neste artigo você irá descobrir o universo da plataforma Arduino e será convidado(a) a exercitar a criatividade construindo projetos incríveis, mesmo sem conhecimento avançado em programação e em eletrônica.
Estão abertas as inscrições para o projeto "ZeroUm", que oferece aulas gratuitas de programação e robótica a estudantes de escolas públicas. A proposta é transformar crianças com poucas oportunidades de acesso ao ambiente virtual em criadores de tecnologias com grande capacidade de resolver problemas e criar soluções tecnológicas; desta forma, iniciando sua qualificação profissional. São 20 vagas disponíveis e podem ser inscrever alunos da rede pública de ensino, de 13 a 15 anos de idade.
ZeroUm
Competição de uma das modalidades, na edição 2017 da Robocup (Imagem: Gigazine.net)
Equipe patense ficou em 19° na América Latina e em terceiro dentre as equipes mineiras (Foto: Arquivo do Campus Patos de Minas)
Palestras e oficinas fizeram parte da programação (Foto: Matheus Gomes) Palestras e oficinas fizeram parte da programação (Foto: Matheus Gomes)