Publicado em 29/05/2025 às 11:16 - Atualizado em 05/06/2025 às 16:20
Duas pesquisas em andamento no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Uberlândia (PPGEELT/UFU) sobre o uso de drones para atividades logísticas complexas foram apresentadas na primeira Conferência Brasileira de Robótica (CROS 2025), entre 28 e 30 de abril, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte/MG.
Sob orientação do professor Daniel Costa Ramos (PPGEEL/UFU), do Campus Patos de Minas, um dos membros fundadores da Sociedade Brasileira de Robótica (SBRobotica), promotora do evento, os trabalhos apresentam abordagens inovadoras em campos voltados ao uso de veículos aéreos não tripulados (UAVs, Unmanned Aerial Vehicle na sigla em inglês), como são chamados os drones.
Em um dos estudos, o doutorando Pablo Neander desenvolveu uma abordagem cooperativa com drones para inspeção de usinas solares. A ideia é que aparelhos menores sejam utilizados para uma varredura inicial do local com sensores térmicos capazes de reconhecer falhas nos paineis e, em seguida, drones maiores, com sensores mais precisos, confirmem a leitura inicial. Ramos explica que a proposta pretende encontrar soluções mais acessíveis e eficientes para essa demanda, tendo em vista que “um painel solar precisa de manutenção, precisa que se faça uma inspeção e é caro e perigoso ficar mandando pessoas”.
Outro trabalho, em desenvolvimento pelo mestrando Luis Vital, explora a capacidade da tecnologia UWB (ultra wide-band ou banda ultralarga, uma tecnologia de comunicação sem fio de curto alcance) para a localização precisa em procedimentos com drones em ambientes diversos. A proposta do estudo é adaptar o sistema já presente nos drones para fazer a comunicação necessária em redes cooperativas entre eles, permitindo uma redução de custos, uma vez que são aproveitados recursos já presentes nos equipamentos. Ramos relata que as pesquisas já permitiram desenvolver inspeções de vazamento de gases com o uso de UAVs, evidenciando as alternativas promissoras propostas pelo estudante.
O evento da Sociedade Brasileira de Robótica (SBRobotica), no qual esses estudos foram apresentados, reuniu especialistas, pesquisadores e estudantes para debater trabalhos desenvolvidos pelos grupos de pesquisa espalhados pelo país, com o objetivo de promover as pesquisas nacionais em robótica.
Para o docente de Patos de Minas, as pesquisas em robótica realizadas fora de grandes centros urbanos enfrentam diversos problemas, como ausência de tradição na área e a “necessidade de criar tudo do zero, desde a formação até os laboratórios onde se desenvolvem os estudos”.
Ramos reflete que construir esse campo de estudo em cidades menores, como Patos de Minas, amplia o acesso a esse conhecimento e promove a democratização da pesquisa em tecnologia. “Isso permite um pouco dessa democratização, mais acesso. A gente vê nossos trabalhos lado a lado com pesquisadores de laboratórios grandes e, mesmo com uma equipe pequena, conseguimos trazer resultados significativos”, conclui.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: drone Feelt UFU Patos de Minas Robótica Engenharia Elétrica
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS