Pular para o conteúdo principal
Violência

Aberto o IV Simpósio sobre Feminicídios: Memórias, Pactos e Ações contra o Feminicídio

Evento acontece entre os dias 26 e 28 de agosto

Publicado em 27/08/2026 às 08:55 - Atualizado em 27/08/2026 às 15:59

Mesa com palestrantes para a abertura. (Fotos: Milton Santos)
Foto: Milton Santos

O IV Simpósio sobre Feminicídios teve início nesta quarta-feira (26/8), no auditório do Bloco 5S, do campus Santa Mônica, com uma programação voltada à discussão das diferentes dimensões da violência contra as mulheres. A abertura contou com uma apresentação cultural da artista Adriana Francisco, que interpretou a canção Maria da Vila Matilde, de Elza Soares.

A programação da manhã também reuniu representantes das principais entidades envolvidas na organização do simpósio em uma mesa de abertura. Em seguida, a professora da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Claudia de Jesus Maia, ministrou a conferência “O corpo-território das mulheres nas novas formas de guerra: feminicídio, biopolítica e colonialidade”.

Os debates abordaram as disputas em torno dos corpos femininos e as formas pelas quais a violência contra as mulheres se relaciona a estruturas de poder, território e colonialidade. A discussão também destacou possibilidades de enfrentamento ao feminicídio e a necessidade de compreender o fenômeno para além de sua dimensão individual, considerando os contextos sociais e políticos que contribuem para a sua ocorrência.

O evento também continua nos dias 27 e 28 de Agosto, e mais informações podem ser encontradas no site

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica.

Fotos: Milton Santos e Laís Espósito

Data do evento


Palavras-chave feminicídio Corpo feminino violência contra a mulher
Conteúdo migrado
Não

A11y