ENSINO BÁSICO

Livro 'Diário de Ideias' é lançado no Campus Santa Mônica

Parceria UFU e Secretaria Municipal de Educação leva a metodologia de ensino a 25 escolas de Uberlândia

Publicado em 05/03/2020 às 13:20 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:30

Gestores da UFU, Eseba/UFU e representante da Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal durante lançamento do livro da proposta pedagógica "Diário de Ideias" que será adotada por 25 escolas da rede municipal em 2020 (Foto: Milton Santos)

Aconteceram na manhã desta quinta-feira, 5, no auditório do Bloco 5S, no Campus Santa Mônica, o lançamento do livro Diário de Ideias e também a abertura do curso de formação de professores da Rede Municipal de Educação que passam a integrar o programa e adotar a metodologia nas escolas de Uberlândia.

Fruto de pesquisas de doutorado da professora Luciana Muniz, da Escola de Educação Básica (Eseba) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e de estudos e práticas pedagógicas desenvolvidos na Eseba, o projeto avalia, dentre outros aspectos, como a criança aprende e como a criatividade se expressa no processo de ensino-aprendizagem. “É uma metodologia que favorece o protagonismo e a autoria, tanto de estudantes, professores e professoras, quanto dos familiares dos estudantes, na construção da comunidade educativa dentro da escola”, explica Muniz, que em 2019 foi a vencedora do 11º Prêmio Professores do Brasil, quando o Diário foi escolhido como o melhor projeto de alfabetização de crianças do país.

Professora Luciana Muniz, da Escola de Educação Básica (Eseba) da UFU durante o lançamento do livro Diário de Ideias no campus Santa Mônica (Foto: Milton Santos)

Institucionalizado pela UFU, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), o Diário de Ideias, dentre outras ações didático-pedagógicas, envolve formação de professores multiplicadores da metodologia, em convênio com Secretaria Municipal de Educação de Uberlândia. “Em 2019 mais de 700 crianças vivenciaram o Diário de Ideias e em 2020 a expectativa é que 3000 crianças, em 25 escolas da Rede Municipal, utilizem o Diário, com apoio de 70 professores multiplicadores, que vão participar do curso de formação”, explica Muniz. Os interessados em conhecer a metodologia utilizada no Diário de Ideias podem acessar gratuitamente o e-book, disponibilizado no site da Editora da UFU (Edufu).

Resultados

Segundo a autora, com a adoção do Diário de Ideias foi verificada a participação efetiva das crianças no processo de ler e escrever: “Elas se inserem como autoras nesse processo e apresentam a sua leitura e sua escrita de mundo. Então elas começam a participar mais das aulas, trazer suas experiências, compartilhar com seus familiares, tornando esse espaço uma comunidade educativa. As crianças têm despertado muitos outros interesses."

O reitor da UFU, Valder Steffen Júnior, destacou a importância da parceria com a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e disse que o projeto evidencia o que a UFU faz de melhor, que é a educação pública de qualidade. “A UFU é privilegiada, por trabalhar desde o Ensino Fundamental até o pós-doutorado. Isso é o que fazemos de melhor, é essa a nossa responsabilidade social. Que a Eseba e o Diário de Ideias dêem asas aos jovens estudantes”, disse o reitor, lembrando o que Rubem Alves escrevera sobe o tema; “Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas”.