O papel da UFU contra o coronavírus na região

Hospital, pesquisa científica e informação de qualidade são decisivos para enfrentamento da pandemia

Publicado em 25/03/2020 às 13:32 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:30

1. Hospital de Clínicas

Foto: Marco Cavalcanti

O primeiro caso do novo coronavírus no Brasil foi registrado em 25 de fevereiro, mas, desde 30 de janeiro, o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU) tem o seu Comitê para Enfrentamento à Covid-19. Entre as atividades do comitê, estão a elaboração e a implementação do Plano de Contingência de Leitos, a implantação do fluxo de atendimento dos casos suspeitos e a instituição de kits de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) específicos. Leia mais no Comunica UFU.

2. Formação e capacitação

Foto: Alexandre Santos

Em 6 de fevereiro, a UFU trouxe a pesquisadora Leila dos Santos Macedo, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), para a palestra Coronavírus: Uma nova pandemia? Fatores de risco e medidas de bioproteção, no Campus Santa Mônica. E a capacitação da equipe do Hospital de Clínicas continua. Cerca de 500 profissionais já participaram dos treinamentos ministrados pelo Núcleo Hospitalar de Epidemiologia, pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar e pelo Serviço de Infectologia.

3. Divulgação científica

Foto: Marco Cavalcanti

No dia 11 de fevereiro, a Divisão de Divulgação Científica da Diretoria de Comunicação Social (Dirco/UFU) lançou o podcast "Ciência ao Pé do Ouvido" e o tema do primeiro episódio foi "Coronavírus" (ouça aqui). Em 18 de março, lançamos a seção "Leia Cientistas", em que são publicados textos de divulgação científica escritos por pesquisadores. Os três primeiros foram sobre a Covid-19:

Coronavírus: de fake news à pandemia

Álcool em gel caseiro é eficaz e seguro contra coronavírus?

Idosos em tempos de coronavírus: o que fazer em casa?.

4. Ciência

Foto: Jenna Fraser/ Universidade de Saskatchewan

Ainda em fevereiro, divulgamos no Comunica UFU a matéria Cientistas da UFU e do Canadá propõem diagnóstico do coronavírus pela saliva. Os pesquisadores Robinson Sabino-Silva e Ana Carolina Gomes Jardim, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICBIM/UFU), e Walter Siqueira, da Universidade de Saskatchewan, no Canadá, publicaram artigo na revista alemã Clinical Oral Investigations.

5. Comitê da UFU

Foto: Milton Santos

A universidade estabeleceu, em 13 de março, o Comitê de Monitoramento ao COVID-19/ UFU, composto por profissionais da área da saúde e por representantes das áreas acadêmica e administrativa da instituição. O grupo, gerenciado pelo pró-reitor de Graduação, Armindo Quillici Neto, acompanha, dia a dia, a situação da pandemia e o que deve acontecer (ou não) na universidade com base em cada contexto, como a suspensão das aulas desde 18 de março. Acompanhe as informações atualizadas do Comitê em http://comunica.ufu.br/topicos/ufucontraocorona.

6. Comitê Municipal

Foto: Divulgação PMU

A UFU também integra o Comitê Municipal de Enfrentamento ao Covid-19, responsável pelas medidas de prevenção ao novo coronavírus no município de Uberlândia. Representam a universidade a pró-reitora de Assistência Estudantil, Elaine Saraiva Calderari; o diretor de Qualidade de Vida do Estudante, Cláudio Gomes Barbosa; o professor Marcelo Simão Ferreira, médico infectologista da Faculdade de Medicina (Famed/UFU); a médica Liliane Barbosa da Silva Passos, coordenadora do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 HC-UFU; e Aglai Arantes, superintendente do Hospital de Clínicas da UFU.  As informações deste comitê são publicadas na página da Prefeitura Municipal: www.uberlandia.mg.gov.br/tags/comite-de-enfrentamento.

7. Comunicação

Imagem: Reprodução do Portal UFU

Agora que a recomendação é ficar em casa, o papel da comunicação é ainda mais estratégico. Os jornalistas e os estagiários da Diretoria de Comunicação Social (Dirco/UFU), responsáveis por administrar os canais oficiais da universidade, estão trabalhando cotidianamente para informar à comunidade universitária sobre a situação dinâmica envolvendo o enfrentamento à pandemia. As equipes da Rádio e TV Universitária e a assessoria de comunicação do HC-UFU  também estão trabalhando de forma integrada para produzir conteúdos de interesse público. Acompanhe nossos canais:

Facebook: www.facebook.com/ComunicacaoUfu

Instagram: www.instagram.com/UFU_Oficial

Twitter: twitter.com/UFU_Oficial

Youtube: www.youtube.com/CanaldaUFU

Site: www.ufu.br

Portal Comunica: comunica.ufu.br

8. Doações

Imagem: Divulgação Juntos por Uberlândia

Empresas, entidades, poder público e comunidade se uniram para criar o grupo "Juntos por Uberlândia", com o objetivo de contribuir com a melhoria das condições para o combate ao coronavírus, por meio da arrecadação de recursos que serão investidos na compra e manutenção de equipamentos e materiais, inclusive para o HC-UFU. A universidade é representada neste grupo pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Carlos Henrique de Carvalho. Quer ajudar? Acesse www.juntosporuberlandia.com.br e saiba como.

Divulgue outras iniciativas da UFU no combate ao novo coronavírus: www.comunica.ufu.br/divulgacao

Palavras-chave: UFUContraOCorona coronavírus COVID-19