Coluna de ciência

Confira algumas atividades dos pesquisadores da UFU em março e dicas de divulgação científica na coluna mensal

Seção aborda geografia rural, campanha #Fiqueemcasa e podcasts

Publicado em 30/03/2020 às 17:32 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:52

Geografia rural

Quais as transformações em curso no espaço rural brasileiro? Para auxiliar na análise das respostas a essa pergunta, o professor Marcelo Cervo Chelotti, do Instituto de Geografia da UFU, em parceria com pesquisadores de outras instituições, publicou o livro "Temas em Geografia Rural", pela Editora da Universidade do Estado do Rio de Rio de Janeiro (Eduerj). Segundo os organizadores, o livro aborda questões como produção familiar, agronegócio, ruralidades e urbanidades, práticas agroecológicas, entre outros temas. O livro em formato digital pode ser baixado gratuitamente no site da Eduerj.

Fique em casa

Dois cientistas da UFU aparecem no primeiro vídeo (assista acima) da campanha #Fiqueemcasa do Instituto Sua Ciência. Amanda Danuello Pivatto e Marcos Pivatto são do Instituto de Química. O Instituto Sua Ciência é uma associação sem fins lucrativos, criada para divulgar ciência e fomentar pesquisadores. Os cientistas interessados em fazer parte da campanha podem entrar em contato por Whatsapp: (35) 99827-8188.

Ventilação Mecânica e Covid-19

O médico Philippos Apolinario Costa, que concluiu a residência em Clínica Médica pela UFU, em 2018, fez um vídeo educativo (assista acima) sobre patologia, diagnóstico e tratamento da Síndrome do Desconforto Respiratório. Desde 2016, Apolinario se dedica a entender as Síndromes Respiratórias Agudas Graves (conhecidas como SARS), e a nova Covid-19 faz parte desse grupo. Atualmente, o médico faz residência na cidade de Miami, nos Estados Unidos, onde ele trabalha ativamente no combate e tratamento da doença.

Pequenos cientistas

O projeto Minas faz Ciência, da Fapemig, lançou, no dia 30 de março, o podcast "Histórias de Ninar para Pequenos Cientistas". Os episódios têm cerca de 10 minutos de duração e contam histórias sobre a vida de grandes nomes da ciência, conceitos, teorias e acontecimentos científicos. O primeiro episódio apresenta o "Mundo de Rafa: universo constantemente vigiado pelo Departamento de Proteção Contra Invasores e Outras Possíveis Ameaças". É um conto que aborda os mecanismos que o sistema imunológico humano utiliza para combater uma infecção viral. O podcast "Histórias de Ninar para Pequenos Cientistas" está disponível nos principais agregadores de podcast. Ouça também em https://anchor.fm/pequenos-cientistas.

Mulheres na Ciência

Clique na imagem para ouvir o podcast no Spotify

Março está quase acabando, mas ainda dá tempo de ouvir o episódio mensal do podcast "Ciência ao Pé do Ouvido", produzido pela Diretoria de Comunicação Social da UFU, por meio da sua Divisão de Divulgação Científica. O tema do programa é "Mulheres na Ciência". Na próxima semana lançaremos o episódio de abril. Ouça gratuitamente no Anchor, no Spotify e em outros agregadores de podcasts.

Jornalismo científico

Confira o que foi publicado sobre pesquisas científicas no Comunica UFU em março:

Física Médica da UFU recupera ventiladores respiratórios para Hospital de Clínicas

Pesquisadores da UFU produzem protetores faciais usando impressão em 3D

Cientistas da UFU criam biosensor para diagnóstico de infarto

Pesquisadora da UFU é destaque na engenharia com levitação de objetos através do som

UFU sofre corte de 72 bolsas da Capes

Rede de Biotérios de Roedores divulga medidas de enfrentamento à pandemia

Idosos em tempos de coronavírus: o que fazer em casa?

Álcool em gel caseiro é eficaz e seguro contra coronavírus?

Coronavírus: de fake news à pandemia

Laboratório da UFU é destaque na produção de próteses inovadoras

Editora da UFU lança e-book 'A trajetória da cana-de-açúcar no Brasil'

O que é e como funciona o pós-doutorado na UFU

Veja ainda as pesquisas da UFU que foram divulgadas em outros veículos de comunicação no último mês:

Revista Galileu

Brasileira descobre substância mais eficaz para tratar câncer de ovário

Diário de Uberlândia

Cientistas da UFU criam biosensor para diagnóstico de infarto

G1

UFU desenvolve projeto de impressão 3D para máscaras e respiradores usados na prevenção do coronavírus

Estudante da UFU cria jogo para ajudar no ensino de matemática através da diversão

Pesquisadores da UFU propõem método menos invasivo para diagnosticar coronavírus

Estado de Minas

Projeto de exoesqueleto ajuda na reabilitação de paraplégicos

Minas Faz Ciência

Missão Matemágica: jogo para aprender e se divertir

Câncer de ovário: pesquisadora elabora novo tratamento

MGTV

Estudantes da UFU desenvolvem moto elétrica

Agência Bori

Quem come mais feijão tem menor risco de depressão, sugere estudo brasileiro

A “Coluna de Ciência” do Comunica UFU é publicada na última semana do mês. Envie sua sugestão de pauta: www.comunica.ufu.br/divulgacao.

Palavras-chave: coluna Ciência Divulgação Científica