UFU realizará exposição sobre a Lei Geral de Proteção de Dados

Reunião acontece nesta segunda-feira (13/12), tendo como objetivo difundir informações sobre como a norma, que pauta a proteção dos direitos fundamentais de liberdade e privacidade no tratamento de dados pessoais, tem sido seguida na universidade

Publicado em 09/12/2021 às 11:41 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:25

LGPD regula todas as operações realizadas com as informações referentes a uma pessoa, podendo ser o CPF, RG, matrícula e endereço, além dos dados pessoais considerados sensíveis, como a opção religiosa, orientação sexual, raça, renda e saúde. (Arte: Pixabay)

A Comissão de Análise e implementação da Lei Geral de Proteção de Dados da Universidade Federal de Uberlândia (CLGPD/UFU), promoverá uma exposição, conforme a “MINUTA DE OFÍCIO CIRCULAR Nº 3230779/2021/CLGPD/REITO-UFU”, para repassar informações sobre o tratamento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no âmbito da UFU. A iniciativa, que terá uma hora de apresentação e outra reservada para respostas de perguntas previamente enviadas via formulário, acontece via Microsoft Teams, nesta segunda-feira (13/12), às 15h.

A forma como os servidores da universidade recebem, armazenam e distribuem esses dados será um dos pontos de discussão, visto que, se estas tarefas não forem realizadas de acordo com a LGPD, podem ser implicadas sanções. “Em síntese, (a lei) garante a privacidade dos dados pessoais de todos os brasileiros. Portanto, implica diretamente em como a UFU como um todo trata os dados pessoais a que tem acesso”, informa Thiago Callado Kobayashi, o encarregado de Proteção de Dados Pessoais da UFU.

O ‘Informativo LGPD da UFU’ traz 12 pontos que explicam resumidamente do que se trata a Lei Geral de Proteção de Dados, que entrou em vigor no dia 19 de setembro de 2020. (Arte: CLGPD/UFU)

No mesmo formulário em que podem ser registradas as dúvidas para o posterior esclarecimento durante a reunião, existe um campo para informar o nível de conhecimento sobre a LGPD, com a finalidade de realização de um levantamento. As pessoas interessadas podem acessar a reunião clicando AQUI. Para mais informações, é possível conferir a página das perguntas frequentes no site da CLGPD/UFU, o "Plano de Adequação da UFU à LGPD", o "Informativo LGPD da UFU" e/ou entrar em contato via e-mail: dpo@ufu.br.

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.