UFU abre consulta pública no portal 'Participa + Brasil', do governo federal

Mecanismo de participação social estará aberto, até o dia 21 de dezembro, para toda a comunidade escolher ou sugerir quais bases de dados são de seu maior interesse; objetivo da iniciativa é melhorar a transparência da universidade

Publicado em 08/12/2021 às 11:45 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:25

Lançamento de dados, que podem ser livremente acessados, permite o aprimoramento da gestão pública por meio do acesso à informação e do estímulo à participação e ao controle social, no cumprimento dos princípios da 'Legalidade’, ‘Moralidade’, ‘Eficiência’, ‘Publicidade’, ‘Transparência’ e ‘Motivação’. (Arte: Pixabay)

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) tem um conjunto de dados em sua posse que podem ser abertos, com o objetivo de disponibilizá-los à sociedade e, assim, ampliar suas ações de transparência e prestação de contas. Na última segunda-feira (06/12), foi expedido pela Comissão do Plano de Dados Abertos (CPDA/UFU) o “OFÍCIO Nº 7/2021/COMPDA/REITO-UFU”, que pauta a Consulta Pública sobre Dados Abertos, visando a melhorar a transparência da instituição por meio da divulgação dos levantamentos no “Plano de Dados Abertos da UFU”. Este documento já foi elaborado em 2018 e agora passa por uma atualização, tendo lançamento previsto para janeiro de 2022.

O questionário está disponível na plataforma digital "Participa + Brasil", do governo federal, até o dia 21 de dezembro, e qualquer pessoa pode colaborar votando em cinco bases de dados de seu maior interesse e/ou fazendo sugestões, de modo que o processo de abertura de dados possa considerar suas demandas prioritárias. Ao todo, são 17 opções de escolha catalogadas: “Biblioteca”, “Obras”, “Sustentabilidade”, “Manutenção da Prefeitura Universitária”, “Uso do espaço edificado”, “Ações de extensão”, “Professores”, “Banco de Professor Equivalente”, “Servidores ativos e quadro de referências dos servidores técnico-administrativos”, “Servidores inativos e pensionistas”, “Concursos e processos seletivos para servidores”, “Códigos de vagas de servidores técnico-administrativos”, “Ocupantes de cargos comissionados”, “Bens permanentes”, “Projetos”, “Diárias e passagens” e “Cursos de pós-graduação ativos”.

Consulta é uma orientação da Controladoria-Geral da União para definir como os dados da universidade serão disponibilizados ao cidadão, conforme indicado nos Decretos nº 8.777 e nº 9.903, como também na Resolução nº3, de 2017, do Comitê Gestor da Infraestrutura Nacional de Dados Abertos. (Arte: Participa + Brasil/governo federal)

Para participar e exercer a cidadania, as pessoas interessadas devem estar cadastradas ou se registrarem na plataforma "Participa + Brasil". Posteriormente à identificação, basta responder a “Consulta Pública sobre Dados Abertos da UFU”, que pode ser acessada AQUI. “Contamos com a participação de todos, das comunidades interna e externa, para que possamos identificar suas demandas quanto às bases de dados e, assim, melhorar a transparência da nossa instituição”, ressalta Thiago Callado Kobayashi, presidente da CPDA/UFU.

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: Consulta Pública UFU Plano de Dados Abertos Participa + Brasil transparência Prestação de contas Participação social