Publicado o ‘Relatório de Gestão 2022’

Aprovado pelo Conselho Diretor, documento integra a prestação de contas da Universidade Federal de Uberlândia à União

Publicado em 23/06/2023 às 11:50 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

Com o objetivo de "apresentar para a comunidade o que faz a Universidade Federal de Uberlândia e como o recurso público é utilizado para que a UFU cumpra a sua missão de promover o ensino, a pesquisa e a extensão, a disseminação das ciências, das tecnologias, das inovações, da cultura e da arte, formando cidadãos críticos e comprometidos com a ética, a democracia e a transformação social", a administração superior da UFU divulgou o "Relatório de Gestão 2022".

Elaborado por uma comissão multidisciplinar, com a participação de servidores de diversas áreas da universidade, o Relatório de Gestão contém as informações referentes ao ano de 2022, analisadas e aprovadas pelo Conselho Diretor (Condir/UFU), em sua reunião realizada no último dia 2 de junho. O documento é a peça-chave a ser apresentada aos órgãos de controle da União, como parte da prestação de contas anual que a instituição está obrigada a realizar, nos termos do Art. 70 da Constituição Federal.

Ao apresentar o texto, o reitor da Universidade Federal de Uberlândia, Valder Steffen Junior, ressaltou que no primeiro semestre de 2022 as atividades da UFU continuaram a ser afetadas pela pandemia de covid-19. A universidade acatou as orientações das autoridades sanitárias e científicas de suspender as atividades presenciais, mantendo, porém, a sua função primordial e constitucional de ensinar, pesquisar e fazer extensão, a despeito da persistência da pandemia. “Em termos de resultados institucionais, os dados da tabela 'Concluintes na graduação presencial' mostram que, ainda em meio aos ciclos e variantes da pandemia de Covid-19, ao longo de 2022, um total de 2.114 discentes completaram seus cursos de graduação, o que corresponde a uma taxa de crescimento de aproximadamente 10,39% dos formandos em relação ao ano anterior, representando a continuidade de uma trajetória de crescimento positiva no número de egressos da instituição”, registrou Steffen Junior na apresentação.

Na página 10 do documento, encontram-se alguns dos principais números da UFU que indicam a abrangência e importância da universidade nos âmbitos local, regional e nacional.

A elaboração do Relatório de Gestão segue as diretrizes e as disposições da Instrução Normativa TCU nº 84, de 22 de abril de 2020 e da Decisão Normativa TCU nº 198, de 23 de março de 2022. A prestação de contas da UFU é composta de várias informações, sendo as mais conhecidas o Relatório de Gestão e as Demonstrações Contábeis. Os documentos podem ser acessados na seção "Transparência e Prestação de contas" do Portal da UFU, no seguinte link: https://ufu.br/transparencia-e-prestacao-de-contas.

Palavras-chave: Transparência UFU Relatório Anual Relatório de Gestão Prestação de contas UFU