Ranking

Ranking internacional classifica a UFU entre as melhores instituições de ensino superior do mundo em três diferentes áreas

O 'World University Rankings 2022 by subject' divulgou seus novos resultados para quatro áreas e a UFU esteve presente nos campos da 'Clínica e Saúde', 'Ciências da Vida' e 'Ciências Físicas'

Publicado em 20/09/2021 às 12:29 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:25

Melhor posição da UFU é na área de 'Clínica e Saúde', na qual a universidade está entre as 600 melhores universidades do mundo. (Arte: UFU/Divulgação)

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) foi avaliada entre as melhores universidades, em nível mundial, conforme o World University Rankings 2022 by subject, nas áreas de "Clínica e Saúde", "Ciências da Vida" e "Ciências Físicas", ficando de fora apenas na área de "Psicologia". O destaque da UFU foi a faixa de posição 501-600 em "Clínica e Saúde", na qual foram classificadas 925 universidades que são destaque em Medicina, Odontologia e outras disciplinas de Saúde.

A segunda melhor classificação da UFU foi a colocação 801+, em "Ciências da Vida", que engloba as 972 universidades líderes nas disciplinas de Agricultura e Silvicultura; Ciências Biológicas; Ciências Veterinárias; e Ciências do Esporte. Além disso, na área das "Ciências Físicas", a UFU ocupa a posição 1001+ entre as 1227 universidades que lideram as disciplinas de Matemática e Estatística; Física e Astronomia; Química; Geologia; Ciências Ambientais; e Ciências Terrestres e Marinhas.

Única área em que a UFU não foi classificada é a de 'Psicologia', que avalia o menor número de instituições (568) dentre as quatro seções divulgadas. (Arte: UFU/Divulgação)

O “World University Rankings by subject” é realizado pela Times Higher Education, que classifica as melhores universidades do mundo com base nos dados fornecidos pelos discentes, docentes, instituições, governos e indústria, usando as mesmas métricas de seu ranking principal, o “World University Rankings 2022”, porém com os pesos recalculados para compatibilizar com a realidade da área classificada. Ao todo, são utilizados cinco indicadores de desempenho: "Ensino", "Pesquisa", "Citações", "Perspectiva Internacional" e "Renda da Indústria".