Covid-19

Publicadas 3ª edição do Protocolo de Biossegurança e Nota Técnica nº5 para o retorno às atividades presenciais na UFU

Atividades acadêmicas reiniciaram no formato híbrido em 29 de novembro

Publicado em 24/11/2021 às 13:27 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:25

O Comitê de Monitoramento à Covid-19 da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) divulgou, em 23 de novembro, a Nota Técnica 05 - GT Científico - Novembro/2021 e a 3ª edição do Protocolo de Biossegurança | COVID-19 | UFU, após as indicações das Comissões Internas de Biossegurança das unidades administrativas e unidades acadêmicas da universidade, com vistas ao retorno seguro às atividades presenciais na instituição, no formato híbrido, a partir desta segunda, dia 29.

Elaborada pelo Grupo de Trabalho (GT) Científico do comitê, a Nota 5 apresenta a atual situação epidemiológica de Uberlândia, Ituiutaba, Monte Carmelo e Patos de Minas, municípios onde se encontram os campi da UFU.

Segundo o presidente do Comitê de Monitoramento à Covid-19 - UFU, Armindo Quillici Neto, a Nota Técnica Nº5 esclarece em que fase do protocolo a UFU se encontra e baliza as medidas de segurança para esta nova etapa. “A partir de 29 de novembro passamos à terceira etapa da fase 2 do protocolo, e o momento atual é de implementação dos protocolos internos de biossegurança das Unidades Acadêmicas e das Unidades Administrativas e tudo que temos discutido e trabalhado; temos verificado um avanço na melhoria das condições para o retorno presencial seguro, tanto para o trabalho de docentes e técnicos, quanto nas condições para os estudantes da universidade”, afirma.

Ainda de acordo com o presidente, a UFU mantém no seu protocolo a obrigatoriedade do uso de máscara, álcool em gel e o distanciamento de um metro entre pessoas. “Não podemos aliviar ou descuidar quanto aos cuidados em relação à pandemia”, orienta.

Nesta etapa – seguindo a Resolução Consun Nº 17, de 27 de setembro de 2021 – a universidade retorna às atividades teórico-práticas e práticas da graduação, sendo que as disciplinas teóricas permanecem no formato remoto; o que caracteriza o modelo híbrido.

“O Comitê da UFU está monitorando as notícias internacionais em relação à pandemia e acompanha as ações dos comitês municipais das cidades onde a UFU está presente fisicamente. Orientamos às pessoas para que acessem a página do comitê e mantenham as medidas de segurança recomendas”, finaliza Quillici Neto.