Cesta Básica de Alimentos fica levemente mais barata em Uberlândia

Pesquisa do Cepes/UFU aponta que, de abril para maio, houve uma redução de R$ 14,72 no preço total dos 13 itens que compõem a CBA

Publicado em 13/06/2022 às 14:43 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:21

Apesar da diminuição, a cesta básica já acumula 11,64% de alta no ano e 23,11% nos últimos 12 meses. (Foto: Getty Images)

O Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Econômico-Sociais (Cepes), vinculado ao Instituto de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (Ieri/UFU), divulgou nesta segunda-feira (13/06), os boletins do Índice de Preços do Consumidor (IPC) e da Cesta Básica de Alimentos (CBA) da cidade de Uberlândia. Os dados analisados são referente a maio de 2022.

A variação do IPC no mês passado foi de 0,39%, ficando 0,81% abaixo do índice registrado em abril (1,20%). A alta acumulada em 2022 chegou a 5,12%. Nos últimos 12 meses, o acumulado foi de 10,71%. Para o cálculo presente em ambos os boletins, foram comparados os preços registrados entre 2 e 31 de maio com os dados de preços coletados de 1º a 29 de abril.

Dos nove grupos de produtos e serviços analisados pelo Cepes, sete registraram alta, com os de maior impacto no aumento sendo, respectivamente: "Alimentação e bebidas" (0,45%); "Transportes" e "Saúde e cuidados pessoais" (0,07%); e "Artigos de residência" (0,05%). Os únicos dois grupos que tiveram queda nos preços foram "Vestuário" (impacto de -0,02%) e "Habitação" (impacto de -0,27%).

O IPC se refere às famílias com rendimentos monetários de um a cinco salários mínimos, cuja pessoa de referência é assalariada, abrangendo a cidade de Uberlândia (MG). As informações para o cálculo do índice são fruto da Pesquisa Mensal de Preços elaborada e coordenada pela equipe técnica do órgão. Os 235 subitens que compõem a estrutura da cesta de consumo do IPC-Cepes são coletados mensalmente em mais de 500 informantes e estabelecimentos da cidade.

Cesta Básica de Alimentos

De acordo com os dados coletados pelo Cepes, o gasto mensal com a Cesta Básica de Alimentos (CBA) na cidade de Uberlândia (MG) no mês de maio de 2022 foi de R$ 652,28 - inferior ao valor de R$ 677, registrado em abril deste ano.

A CBA marcou um descréscimo de -2,21% no último mês e a variação acumulada do ano foi de 11,64%, enquanto a variação dos 12 últimos meses acumulou alta de 23,11%

Além destes dois novos boletins, também estão disponíveis, no site do Cepes, pesquisas sobre o salário mínimo necessário e as horas de trabalho.

Palavras-chave: Economia IPC-CEPES inflação UFU maio 2022